Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quarta-feira, 4 de abril de 2012

VI Encontro de Endodontia da EEC - Resumo das Aulas do dia 31/03


Prof. Carlos Estrela
Como obter o êxito em endodontia.

O fator mais representativo no combate aos microrganismos não se restringe àqueles presentes na luz do canal principal, mas, principalmente, aos residentes no interior dos túbulos e ramificações dentinárias. Deve-se considerar que a anatomia interna é extremamente complexa, muitas vezes inacessível à ação mecânica do instrumento endodôntico, o que impõe, nestas ocasiões, uma efetiva ação antimicrobiana e neutralizante, acompanhada pela dissolução tecidual, proporcionada pela substância química em associação com a medicação intracanal. Por conseguinte, a medicação intracanal constitui indicação precisa em diferentes situações: manutenção do saneamento conquistado durante o preparo químico-mecânico, em condições de vitalidade pulpar; controle de microrganismos que resistiram à fase do preparo de canais infectados; controle de reabsorções radiculares; tratamento de lesões periapicais extensas; apicificações; e perfurações. Atualmente, o hidróxido de cálcio é a medicação mais empregada, discutida e estudada, e sua consagração foi observada a partir das provas das pesquisas e do tempo. Diversos estudos mostraram um efeito específico dos íons hidroxila nas bactérias Gram-negativas, os quais poderiam hidrolisar o lipopolissacarídio presente, degradando o lipídio A e, consequentemente, neutralizar seu efeito residual posterior à lise celular.

Prof. Dr. Alexandre Câmara
Sistema WaveOne: Uma revolução no preparo do canal radicular

A liga M-wire NiTi foi introduzida por um processo de tratamento térmico. Essa liga de NiTi apresenta alta flexilibilidade e resistência à fadiga cíclica. A lima Wave One utiliza a cinemátrica recíproca rotatória, ou seja, oscilação com rotação. Sua espira é torcida no sentido anti horário, obrigando o motor a rodar também nesse sentido, diferente dos outros instrumentos rotatórios. A secção do instrumento é triangular convexa na base do instrumento, apresentando ângulo de corte mais agudo, com maior poder de corte. A ponta tem secção triangular convexa modificada, tendo menor poder de corte, apresentando mais massa e maior resistência à fratura.


Prof. Marco Versiani
Do Diagnóstico à Obturação - Os limites impostos pela anatomia interna do canal radicular

O professor falou com muita propriedade sobre a importância do conhecimento da anatomia intrarradicular. Abordou o tópico desde o diagnóstico e acesso cirúrgico, fases da terapia endodôntica em que muitas particularidades anatômicas podem ser negligenciadas. Salientou também as dificuldades em se promover um completo preparo mecânico, isto é, em se obter uma instrumentação dos canais radiculares envolvendo todas suas paredes devido às limitações impostas pela anatomia, limitações estas que também se refletem na obturação do sistema de canais radiculares. O recurso da tomografia computadorizada foi bastante utilizado durante toda a palestra, conferindo o elevado nível da explanação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários