Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quarta-feira, 4 de abril de 2012

VI Encontro de Endodontia da EEC - Resumo das Aulas do dia 30/03



Dia 30/03/2012

Prof. Felipe Davini (Campinas)
O que é considerado sucesso na atualidade?


Durante a apresentação foram abordados como fatores importantes para o sucesso, o conhecimento da anatomia, a desinfecção e o selamento coronário, além de um controle pós-tratamento tanto do aspecto radiográfico como clínico, assim como a necessidade de expor ao paciente os procedimentos realizados e o resultado final, afim de que o mesmo sinta a necessidade desse controle e que não seja submetido a críticas de outros profissionais não ambientados com o caso.


Prof. Daniel Kherlakian (São Paulo):
Inovações Tecnológicas - Novas perspectivas em endodontia


Abordou de maneira clara, as aplicações clínicas dos novos materiais e equipamentos à disposição do endodontista. A tomografia computadorizada é um recurso precioso como auxiliar nos diagnósticos, reconhecimento e comprometimento nas estruturas dentais e faciais. A microscopia operatória em conjunto com aparelhos e insertos ultrasonicos  resultam em tratamentos conservadores e precisos, ampliando o prognóstico de sucesso. Fez referências aos novos sistemas de instrumentação endodôntica, tanto no sistema rotatório como no movimento reciproco, onde instrumentos com novos designs e cinemática, proporcionam um preparo endodôntico rápido, seguro e prático. Enfatizou a necessidade de estudos posteriores para avaliação de resultados, mas que aliados ao conhecimento das ciencias básicas, as
inovações tecnológicas disponiveis ao endodontista resultam em tratamentos endodonticos previsiveis com alto grau de sucesso.


Prof. Marcus Vinicius Reis Só (Porto Alegre)

A Eficácia de diferentes métodos na remoção da guta-percha e diferentes cimentos durante o retratamento endodôntico


Atualmente o clinico/especialista ainda com o auxílio de diversas técnicas e equipamentos enfrenta uma árdua tarefa durante o  retratamento, principalmente no que tange a remoção total do material obturador . As pesquisas mostram que mesmo com o emprego de vibração ultrasônica muitos resíduos permanecem em regiões de ístmos, túbulos dentinários com maior frequência na região do terço apical. Isso não é diferente quando observamos a dificuldade da remoção de medicações intracanais do interior do sistema de canais radiculares. Um outro problema ainda presente no momento dos retratamentos endodônticos é a utilização de solventes, que podem ser empregados em alguns casos como uma manobra auxiliar, porém o que tem sido mostrado nos trabalhos de microscopia electronica de varredura é que a smear layer formada após sua utilização é de difícil remoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários