Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Defesa da Dissertação de Mestrado em Endodontia da São Leopoldo Mandic / Equipe de Endodontia de Campinas - Aluna Andressa Salles Pais

No último dia 10 de fevereiro a aluna e também Profa. Andressa S. Pais esteve na São Leopoldo Mandic Campinas para a defesa de sua dissertação de mestrado. Participaram de sua banca  Prof. Carlos Eduardo da Silveira Bueno (orientador), Prof. Rodrigo Sanches Cunha e Prof. Eudes Gondim.




INFLUÊNCIA DA FLUORESCEÍNA SÓDICA NA LOCALIZAÇÃO DE CANAIS EM PRIMEIROS MOLARES SUPERIORES EX VIVO COM O AUXÍLIO DO MICROSCÓPIO OPERATÓRIO ACOPLADO A UM FILTRO AZUL DE COBALTO

Resumo: 
O microscópio operatório com seu potencial de magnificação e iluminação visual aumenta a possibilidade de localizar canais radiculares. A fluoresceína sódica 1% é um colírio oftálmico que possibilita corar estruturas orgânicas de forma verde fluorescente desde que seja observada em filtro de luz azul. O objetivo deste estudo foi verificar a possibilidade de aumento do número de canais localizados utilizando fluoresceína sódica 1% no assoalho da câmara pulpar de 40 molares superiores com o auxílio do microscópio operatório acrescido de um filtro azul de cobalto. Três avaliadores, especialistas em endodontia, analisaram os três grupos de forma sequencial e constituídos pelas mesmas unidades experimentais. Grupo 1: irrigação da câmara pulpar com hipoclorito de sódio 2,5%, localização dos canais, iluminação do refletor e sonda reta; Grupo 2: irrigação da câmara pulpar com hipoclorito de sódio 2,5%, localização dos canais com o microscópio operatório (12,5 X) e sonda reta; Grupo 3: irrigação da câmara pulpar 2,5%, além da irrigação final com álcool isopropílico, secagem e inserção de duas gotas de fluoresceína sódica 1% por dois minutos, aspiração, lavagem com água da seringa tríplice, secagem do assoalho e localização dos canais. Os resultados foram analisados estatisticamente através do teste Tukey (p<0.0001) e demonstraram que o Grupo 3 apresentou média significante maior (3,95) que o Grupo 1 (3,60) e Grupo 2 (3,72). Concluiu-se que a fluoresceína sódica 1% em conjunto ao microscópio operatório acoplado a um filtro azul de cobalto promoveu um aumento na localização de canais radiculares em primeiros molares superiores.
Palavras-chave: Canais radiculares. Corante fluoresceína sódica 1%. Microscópio operatório. Primeiro molar superior.

3 comentários:

  1. Parabéns Andressa!!

    Muito sucesso sempre!!

    Um abraço!

    Marcelo S. Bertocco

    ResponderExcluir
  2. Andressa, a defesa foi apenas a coroação de um esforço realizado durante o curso de mestrado! parabéns! e que venha o doutorado!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo e Sigrist! Obrigada pela torcida!
    Sigrist, Sua presença na minha qualificação foi fundamental para dissertação! Obrigadaaaa! bjb
    Andressa.

    ResponderExcluir

Comentários