Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

domingo, 23 de janeiro de 2011

Artigo Publicado: "Comparative analysis of two electronic apex locators in working length determination at endodontic therapy: an in vitro study"

A Equipe de Endodontia de Campinas representada pelo Prof. Kenner Bruno Miguita publicou mais um artigo nesse início de ano, agora no periódico da RSBO - Revista Sul-Brasileira de Odontologia.

Análise comparativa de dois localizadores apicais eletrônicos na definição do comprimento de trabalho na terapia endodôntica: estudo in vitro

Comparative analysis of two electronic apex locators in working length determination at endodontic therapy: an in vitro study


Kenner Bruno Miguita; Rodrigo Sanches Cunha; Felipe Davini; Carlos Eduardo Fontana; Carlos Eduardo da Silveira Bueno.


Introdução: A terapia endodôntica é cercada de etapas que, quando bem realizadas individualmente, contribuem para o sucesso. Uma delas é a odontometria, que busca a mensuração do comprimento real do dente, limitando a ação do operador nos procedimentos de instrumentação e obturação, com vistas a evitar danos aos tecidos periapicais e favorecer o reparo da área. Objetivo: Avaliar in vitro a confiabilidade de dois localizadores apicais eletrônicos (Root ZXII® e Propex II®) na obtenção do comprimento de trabalho comparados às medidas visuais. Material e métodos: Realizaram-se acesso cirúrgico e preparo cervical em 40 dentes humanos unirradiculares, e uma lima tipo Kerr #10 foi introduzida até sua extremidade ser observada na saída foraminal com aumento de 8 vezes. Então, posicionou-se o stop de borracha no bordo incisal e mediu-se esse comprimento com uma régua endodôntica milimetrada, obtendo- se o comprimento real do dente (CRD). Os dentes foram inseridos em uma base experimental composta de esponja vegetal embebida em solução de cloreto de sódio a 0,9%. Efetuaram-se as medições eletrônicas tendo como critério a localização do forame de acordo com a marcação de ápice dos aparelhos Root ZXII® e Propex II®. Resultados: O localizador apical Root ZXII® obteve índice de acerto de 93%, e o Propex II®, de 90%. Não houve diferença estatística entre os aparelhos testados (p = 0,05). Conclusão: Ambos os aparelhos demonstraram índices de acerto aceitáveis para a sua utilização na clínica.

Endodontia; localizador apical; comprimento de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários