Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caso Clínico do Aluno de Mestrado em Endodontia Marco Túlio Oréfice / Equipe de Endodontia de Campinas

Paciente sexo feminino apresentava fístula no dente 21 que foi tratado convenientemente, como pode ser visto na radiografia inicial.
O que chama a atenção é a “qualidade” do tratamento endodôntico realizado no dente 11 três vezes por diferentes profissionais.


Foi utilizado sistema Protaper retratamento na seqüencia D1, D2 e D3, complementada com a utilização de limas manuais e um protocolo de irrigação abundante com NaOCl à 2,5% e EDTA.
O que gostaria de discutir com os colegas é a questão de não ter sido possível a obturação no vértice radiográfico, já que o localizador foraminal indicava exatamente este ponto como limite para a instrumentação.
Diante desse caso, decidiu-se obturar o canal nesse limite e proservar. Nota-se também que um canal lateral, intimamente relacionado a uma lesão pôde ser obturado.
Gostaria de compartilhar opiniões sobre esse caso.
Abraço
Marco Túlio

6 comentários:

  1. Parabens pelo caso. Como vc, tambem prefiro manter o limite apontado pelo localizador apical. Acredito que a possibilidade de erro eh menor. Vc fez o teste de vitalidade no dente 22?
    E para o dente 21, utilizou algum tipo de cirativo? Mais uma vez , parabens pelo caso.

    ResponderExcluir
  2. Simone, obrigado pelo seu comentário.
    Nesse caso não utilizei nenhum tipo de Medicação, já que a instrumentação ocorreu de forma criteriosa e sem nenhum tipo de exudação.
    Quanto ao dente 22, será realizada terapia endodôntica , já que o mesmo apresenta teste de sensibilidade negativa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Que é isso heim marco túlio parabéns pelo caso...

    ResponderExcluir
  4. Grande Marcão, parabéns pelo caso, tenho certeza que terá sucesso, com relação a obturação (vértice radiográfico), acho que está certo, nem sempre o forame coincide com o vértice radiográfico, por isso a importância dos localizadores foraminais. Mais uma vez parabéns.
    Abs
    do amigo Davini

    ResponderExcluir
  5. Caro Davini,
    Sempre te digo:essa qualidade de tratamento endodôntico só foi possivel graças aos conhecimentos passados por vc, grande amigo, e por toda a Equipe de Endodontia de Campinas

    Grande abraço do Padrinho!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha só hein Marcão, ficou otimo!!! E obviamente que o comentario "q é isso hein marco tulio" é proveniente de Zé bode!!!hehehe...saudades de vcs!

    ResponderExcluir

Comentários