Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caso Clínico de Geminação Dental - Prof. Carlos E. Silveira Bueno / Endodontic treatment in Geminated Maxillary Incisor

Mesmo para profissionais experientes, o tratamento de dentes portadores de alterações em sua morfologia representa um desafio. Muitos destes clínicos apresentam a tendência de confundir alguns termos quanto a essas anomalias de formação e, para isso, vamos esclarecer alguns pontos:

GEMINAÇÃO é uma anomalia com tendência hereditária que ocorre devido à tentativa de dois dentes desenvolverem-se a partir de um único germe dental sem, contudo, separarem-se totalmente como conseqüência disto, temos um dente com tamanho maior que o normal, sem alterar o numero de dentes na dentição afetada. Na maioria dos casos ocorre na dentição decídua, sendo os incisivos os mais atingidos. Os dentes geminados geralmente apresentam divisão incompleta aonde se observa uma coroa grande, dupla ou bífida, com um sulco do bordo incisal à região cervical, uma única raiz e um único canal, ou seja, apresentam canais radiculares em número normal porém alargados pela tentativa de divisão.

A FUSÃO, ao contrário da geminação, se dá pela união de dois germes dentários, podendo ser completa ou incompleta dependendo do estágio do desenvolvimento dental no momento em que ela ocorre. O dente fusionado apresenta-se como uma única estrutura dental grande e parece ter tendência hereditária. Algumas vezes, pode-se observar duas câmaras pulpares e canais radiculares independentes sendo a dentina compartilhada não existindo esmalte e cemento entre as dentinas no local da união. Quando a união se dá por dois germes da série normal, o paciente aparenta ter perdido um dente, ou seja, apresenta número menor de dentes que o normal para a dentição atingida que também, geralmente, é a decídua sendo os dentes anteriores os preferidos. Porém, nos casos em que a união se dá com um germe de um dente supranumerário, o número de dentes não é afetado e a diferenciação da geminação pode se tornar impossível.

Já a MACRODONTIA  se caracteriza pelo aumento do tamanho do dente sem a presença de sulcos de clivagem ou lobulações.

Caso Clínico de Geminação Dental (clique nas imagens para ampliar)


Texto elaborado por Carlos Eduardo da Silveira Bueno e Carlos Fontana

7 comentários:

  1. Qual foi o motivo da indicação do tratamento endodôntico deste dente?
    abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo,

    O questionamento é pertinente. Foi indicação de um ortodontista em conjunto com um profissonal de odontologia estética. Há alguns anos tratei de sua irmã (caso próximo). Então, foi feita plastia dental e movimentação ortodôntica. No paciente atual, a opção de tratamento foi semelhante. Na irmã houve muita sensibilidade pós desgaste da estrutura, sendo, no caso em anexo, feita opção pelo tratamento endodôntico anteriormente aos demais procedimentos.
    Abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  3. O meu filho tb tem esse mesmo problema que representa a foto acima e o problema dele são nos esmos dentes, esses dentes sempre ficam pretos no vão tendo que acompanhar com um dentista sempre para arrumálos. Bom ele tem apenas 5 anos e esses dentes já estão moles, quando nascer os dentes permanentes o problema se manifestará ou nascerá 2 dentes ali onde eram 1 só? Camila Maria Silva Cunha Andradas -MG

    ResponderExcluir
  4. A neta de uma amiga minha tem o canino deciduo com essa alteração de forma.
    será que os permanentes tembém vão ser assim?

    ResponderExcluir
  5. Se fosse um caso de fusão com duas câmaras distintas e dois condutos distintos ao qual apenas um apresenta necrose pulpar, como seria o procedimento, englobaria os dois elementos ou apenas o comprometido?

    ResponderExcluir
  6. tenho um dente geminado no incisivo do lado direito minha ortodontista vai fazer um desgaste no dente ate ficar do tamanho normal e o reposicionamento com o aparelho ortodôntico ,esse e o melhor procedimento a ser feito e a sensibilidade que vai ficar qual a melhor maneira de tratar?

    ResponderExcluir
  7. Olá! sou cirurgiã dentista e gostaria de obter o passo a passo da conduta estética de um dente geminado, submetido à endodontia para desgaste e reposicionamento ortodôntico. Posso realizar plastia da coroa e raiz?

    ResponderExcluir

Comentários