Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

domingo, 6 de dezembro de 2009

Trabalho do TriOral - Avaliação de Quantidade de Remanescente Pulpar após Intrumentação Rotatória

Influence of the NiTi rotary system on the debridement quality of the root canal space.

Gustavo De-Deus, DDS, MS, PhD,a and Paulo Garcia-Filho, DDS, MS, PhD,b Rio de Janeiro, Brazil
VEIGA DE ALMEIDA UNIVERSITY AND GAMA FILHO UNIVERSITY
 
O objetivo desse estudo foi avaliar se existe diferença significante na qualidade do debridamento no interior do canal radicular promovido por três diferentes sistemas de instrumentação rotatória.



Metodologia:


60 Molares inferiores foram coletados in vivo para serem utilizados na pesquisa, os quais após serem extraídos foram deixados em solução de formol 10%.
O dentes foram divididos em 3 grupos de acordo com o sistema de instrumentação a ser empregado: G1-Hero; G2-K3 e G3-Protaper.
As raízes mesiais destes dentes é que foram preparadas e modeladas de acordo com cada sistema, utilizando como solução irrigadora o NaOCl 5.25%. O comprimento de trabalho estabelecido foi de 1mm aquém do forame apical.
Todos os sistemas forma empregado em velocidade de 300rpm e torque equivalente à 2N/cm.
Após os procedimentos de instrumentação os dentes foram desmineralizados por um período de 2-3 semanas e processados de acordo com os padrões para exame histológico. Um série de secções para confecção das lâminas para microscopia foram preparadas obtidas nas regiões de distantes de 1-3mm do ápice, resultando em um total de 10 lâminas por dente.
Dessa maneiras cada secção foi analisada em microscopia no intuito de avaliar a quantidade de polpa remanescente nessas regiões próximas ao forame.

Resultados:


Remanescentes pulpares foram observados em 96% dos espécimes, e através do teste estatístico aplicado, foi constatado não haver diferença estatística entre os grupos.








Conclusões:


No presente estudo nenhum dos sistemas testados foram capazes de limpar totalmente o espaço intra-canal. Estando dessa maneira de acordo com os achados de outras pesquisas que empregaram metodologias semelhantes.
Nas lâminas avaliadas a quantidade de tecido pulpar remanescente foi maior nas secções obtidas mais próximas ao forame.
Os autores ainda relatam que mesmo com uma boa modelagem, através da obtenção de um taper adequado ao canal pelo uso dos sistemas rotatórios, a qualidade de debridamento intra-canal esta na dependência maior de um preparo químico, através de soluções irrigantes.
 
TriOral Volume 108, Number 4 Out 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários