Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 7 de julho de 2009

Trabalho de Retratamento TRIORAL julho/09

Retreatment efficacy of gutta-percha removal using a clinical microscope and ultrasonic instruments: Part I—an ex vivo study
Jose Eduardo de Mello Junior, DDS, MSc,a Rodrigo Sanches Cunha, DDS, MSc, PhD,b Carlos Eduardo da Silveira Bueno, DDS, MSc, PhD,b and Mario Luis Zuolo, DDS, MSc,a Campinas, Brazil
ENDODONTIC AREA, CENTER FOR DENTAL RESEARCH, SÃO LEOPOLDO MANDIC

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de remoção de material obturador (guta-percha/cimento) de dentes humanos tratados endodônticamente com e sem o auxílio de microscopia operatória e ultrasom.


Um total de 40 dentes (Incisivos centrais superiores) foram preparados e modelados com técnica crown-down (K-files e solução irrigadora de NaOCl 2.5%, ao final EDTA17%) e obturados com condensação lateral (EndoFill). Esses dentes foram selados com Cavit e armazenados em 100% de umidade à 37°C de temperatura por 30 dias. Após esse período os dentes foram então divididos em 2 grupos:

  • G1- retratamento utilizando a técnica convencional com brocas e solvente (clorofórmio)
  • G2 – Retratamento usando técnica convencional (com brocas e solvente/ clorofórmio ) com auxílio de microscopia operatória e ultrasom.


Posteriormente os dentes foram clivados longitudinalmente, fotografados e transferidos para análise no ImageTool.
A área total do espaço intracanal e o remanescente de material obturador foram quantificados, para que o índice de porcentagem de material obturador remanescente após o retratamento fosse comparado entre os grupos através de análise de variância.

Resultados:
A porcentagem de material obturador remanescente foi de 25.21% para o G1, e de 9.31% para o G2, aonde se observou uma diferença estatisticamente significante.

Conclusão:
O uso da microscopia operatória associada ao emprego de insertos de ultrasom promovem uma melhor remoção de material obturador , mas mesmo assim em todos os dentes observados independente do grupo ainda foi visualizado resídos de guta-percha e cimento.

Figura mostrando exemplar do G1, com aproximadamente 25% de remanescente obturador.




2 comentários:

  1. Parabéns ao Eduardo e seu orientador, Prof. Rodrigo, pelo trabalho. Uma publicação em um periódico desse porte caracteriza a qualidade da pesquisa com certeza...
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos do blog,

    Tb. quero parabenizar o Eduardo e a todos envolvidos na publicação. Tenho certeza que o trabalho terá importante repercussão na literatura, pois a união entre micro/ultrassom no retratamento carece de respaldo da lietratura. Grande abraço, Bueno

    ResponderExcluir

Comentários