Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Artigo sobre Sistemas Rotatórios - JOE julho 2009

Effects of Root Canal Preparation on Apical Geometry Assessed by Micro–Computed Tomography.

Frank Paque et al. JOE v.35, n.7, July 2009.

Este trabalho verificou a geometria promovida após preparo apical de canais radiculares em molares superiores através de análise com tomógrafo.

60 molares superiores humanos (180 canais ao todo)

Os dentes foram scaneados usando tomógrafo antes e após serem instrumentados e modelados com os sistemas: FlexMaster, GTRotary, Lightspeed, ProFile, ProTaper, e também com sistema manual (K-file).

O preparo apical desses dentes foi realizado da seguinte maneira:
Canal MesioVesitbular: #40
Canal Distovestibular:#40
Canal Palatino:#45
Exceção feita aos sistemas GT, aonde o término foi realizado com #20 e ta,be’m do sistema Protaper, os quais nos canais mésio e disto-vestibulares o termino ficou em #25 e no canal palatino, #30.

Dados sobre a mudança do volume do canal e áreas não instrumentadas foram observadas nos 4mm finais de cada canal. O teste estatístico empregado foi Scheffé.

Resultados:

Como eram esperados todos os canais tiveram um aumento volumétrico após a instrumentação, porém diferenças significantes foram encontradas entre os sistemas de preparo. (veja a tabela 1).

O sistema GT rendeu os menores índices de aumento volumétrico, e em contrapartida os sistemas Profile e depreparo manual mostraram os maiores aumentos.

Áreas não instrumentadas foram observadas em alguns casos (dentro dos 4mm analisados) compreendendo regiões entre 4 à 100% na região apical. Estas áreas foram mais observadas nas raízes mesio-vestibulares e palatinas do que quando comparadas a raiz distovestibular.

O preparo com limas GT também promoveu o maior índice de regiões não preparadas independente dos canais.
Os autores relatam a importância do TIP do instrumento que irá realizar o preparo apical, porque como observado nesse estudo, o sistema GT foi o que promoveu o menor preparo da região apical e também, foi o que deixou maiores áreas não-instrumentadas dos canais, possivelmente pelo fato do instrumento utilizado para o preparo apical ter um diâmetro de #20. A diferença de design do instrumento também influencia diretamente no tipo de preparo de cada sistema.

Clique para ampliar a tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários