Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 5 de maio de 2009

Oral Surg Oral Med Oral Pathol - MAIO 2009

Comparison of different irrigants on calcium hydroxide medication removal: microscopic cleanliness evaluation

Salgado et al.


Resíduos da medicação de hidróxido de cálcio podem comprometer o selamento da obturação endodôntica senão removidos adequadamente.
Este estudo avaliou a eficácia de diferentes irrigantes na remoção da medicação de Ca(OH)2 utilizando para essa observação o Microscópio Eletrônico de Varredura.
54 premolares inferiores uniradiculares foram instrumentados e preparados com batente apical correspondente a lima #60 e a medicação de Ca(OH)2 inserida no interior desses canais. Após 36 horas, os dentes foram novamente abertos e a medicação removida de acordo com o grupo do estudo:
G1 – NaOCl
G2 – EDTA-C
G3 – Ácido Cítrico
G4 – EDTA-T
G5 – Reinstrumentação usando NaOCl e lubrificante, seguidos por NaOCl

Posteriormente as raízes foram seccionadas e praparadas para MEV. A análise foi realizada nos trecos cervical, médio e apical (9,6 e 3 mm do ápice respectivamente). Cinco avaliadores analisaram o grau de limpeza das paredes dentinárias usando para isso uma escala de 1 a 5.

A análise estatística Kruskal-Wallis com nível de significância de 5% mostrou que o G5 apresentou os melhores índices de limpeza comparados aos outros grupos nos terços cervical e médio. Em contra partida o grupo 1 foi o que apresentou os piores resultados de limpeza das paredes dentinárias.
O grupo 4 também mostrou bons resultados, ficando acima dos demais com exceção feita ao grupo 5.
No terço apical foram encontrados os piores resultados independente do grupo avaliado. porém, o G5 foi o que apresentou osresultados mais satisfatórios.

Os autores concluíram que a recapitulação da instrumentação e combinação a irrigantes promovem uma melhor limpeza da medicação intracanal de hidróxido de cálcio.

clique para ampliar.

Um comentário:

  1. Eu gostaria de obter esse artigo, para ser referência na minha monografia.
    Tem como obtê-lo sem ser pelo site da science direct?
    Grata.

    ResponderExcluir

Comentários