Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 5 de maio de 2009

Artigo Int Endod Journal - MAIO 2009

Canal transportation and centring ability of RaCerotary instruments

Pasternak-Junior B, Sousa-Neto MD, Silva RG

Avaliaram através de tomografia computadorizada a manutenção do centro do canal e possíveis desvios utilizando o sistema rotatório RaCe após preparo de canais mésio vestibulares de molares superiores.


27 molares superiores foram analisados de forma pré-operatória com tomógrafo Cone Beam


Esses canais foram posteriormente instrumentados até lima #35 taper .02 e analisados com tomógrafo novamente para verificar as modificações dessa instrumentação frente aos canais. E ao final os mesmos canais foram instrumentados até a lima #50 taper .02 para novamente, serem avaliados com o Cone Beam.


Os desvios e a habilidade de manutenção do centro do canal foram mensurados tendo como referencia a primeira análise com o tomógrafo, levando em conta a distância entre a porção dos canais radiculares não instrumentados e as paredes externas dos canais. E posteriormente foram comparadas as imagens obtidas com o preparo da lima #35 e depois com a lima #50.

Os desvios após preparo com as limas #35 foram de 0.030 ± 0.253 mm, e com as limas #50 de 0.057 ± 0.317 mm. A manutenção do centro do canal após preparo não obteve diferença estatística significante.

Como conclusão, os instrumentos rotatórios RaCe de diâmetros maiores do que os comumente utilizados em canais relativamente curvos, neste estudo, conseguiram manter o centro do canal radicular promovendo desvios mínimos quando comparados a limas de menor calibre.

Topografias da raízes mésio vestibulares foram realizadas inicialmente antes da instrumentação (a), após preparo com limas #35 .02 (b) e tb após preparo com limas #50 .02 (c).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários