clique para ampliar as imagens
domingo, 28 de fevereiro de 2010
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Sessão Única utilizando MTwo - Flavia Casale Abe
Dente 36: necrose pulpar
Tratamento em sessão única com limas MTWO, obturação com AH Plus e técnica híbrida de Tagger.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Dúvida! Hidroxido de Cálcio.
Olá amigos! Estou com uma dúvida endodôntica...que tipo de veículo emprego quando vou usar o Ca(OH)2 como medicação entre sessões? Clorexidina, Propileno, Soro ou Anestésico?
Depende da situação? alguem poderia me esclarecer?
Ana Lígia
Cirurgiã- Dentista (São Carlos)
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Aula de Clareamento Dental na UNINOVE
No dia 20/02 os Prof. Carlos Eduardo da Silveira Bueno e Profa.Vanessa Bueno estiveram em São Paulo ministrando uma aula sobre "Clareamento Dental" no curso de Especialização em Endodontia da UNINOVE, coordenada pelos professores Mário Zuolo e Eduardo Mello ( ENDOGROUP).
domingo, 21 de fevereiro de 2010
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Enquete sobre Substâncias Irrigadoras
Participe! Vote em nosso enquete do blog:
Basta clicar na alternativa que mais se enquadra em sua realidade clínica e confirmar seu voto.
Agradecemos a participação de todos!
grande abraço e um ótimo fim de semana.
"Qual substância irrigadora vc emprega durante seu tratamento endodôntico?"
Agradecemos a participação de todos!
grande abraço e um ótimo fim de semana.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Artigo JOE - Feb 2010 - Trauma X Tracionamento Ortodôntico
Influence of Orthodontic Extrusion on Pulpal Vitality of Traumatized Maxillary Incisors.
Oskar Bauss et al. JOE — Volume 36, Number 2, February 2010
O objetivo desse estudo foi realizar um a análise retrospectiva examinando o efeito da extrusão ortodôntica na vitalidade pulpar de incisivos com histórico de trauma.
As condições pulpares foram examinadas clinicamente (através de testes térmicos) e radiologicamente (radiografias periapicais e panorâmicas) depois da extrusão ortodôntica de dentes que sofreram algum trauma (77 dentes), de dentes sem histórico de trauma e depois da extrusão ortodôntica (400 dentes), como também dentes que sofrerem trauma porém sem nenhum tratamento ortodôntico (193 dentes).
Os traumas dentais foram divididos em: injúrias apenas ao tecido duro (dente) e injúrias aos tecidos periodontais (concussão, subluxação, intrusão, extrusão e avulsão).
Resultados:
O grupo de dentes aonde tinham histórico de trauma como também de tratamento ortodôntico mostraram uma freqüência maior de necrose pulpar quando comparados aos grupos aonde os dentes tinham sofrido apenas trauma ou apenas o tratamento ortodôntico.
Em adição, dentes do grupo com associação do tratamento ortodôntico, e que tinham sofrido trauma no passado envolvendo os tecidos periodontais mostraram os maiores índices de necrose pulpar.
A vitalidade pulpar de dentes que passaram por um tratamento ortodôntico apenas não demonstrou diferença estatística significante ao grupo que tinha apenas histórico de trauma. Desses grupos ainda, não houve diferença estatística ao grupo de dentes que tiveram associação de tratamento ortodôntico e trauma leve (sem envolvimento periodontal).
A incidência de necrose pulpar não foi diferente entre incisivos centrais e laterais superiores.
Conclusões:
Os resultados indicaram que incisivos superiores com histórico de trauma severo (com envolvimento periodontal) apresentam uma grande susceptibilidade de necrose pulpar quando são extruídos ortodonticamente.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Um dos Blogs de Endodontia mais visitados do Brasil!
Esta postagem é uma forma de agradecimento aos nossos amigos, colegas, alunos e ex-alunos que estão sempre acompanhando nosso blog diariamente. Estamos com uma média de 2500 visitas/mês e inclusive de várias partes do mundo (Portugal, EUA, Rússia, México e outros).
Agradecemos a participação de todos!
Protocolo de Utilização do Sistema Mtwo
OBS: Como visto no slide 2, o caminho da seta vermelha ou azul são opcionais e estão na dependência do calibre do canal e a técnica de obturação a ser realizada.
clique nas imagens para ampliar
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Dúvida - Sistema Mtwo
Boa tarde EEC!
Gostaria de saber qual o protocolo do sistema Mtwo de instrumentação rotatória de níquel titâneo. Vcs poderiam me fornecer?
abraço e bom carnaval para todos.
Carla Araújo
Gostaria de saber qual o protocolo do sistema Mtwo de instrumentação rotatória de níquel titâneo. Vcs poderiam me fornecer?
abraço e bom carnaval para todos.
Carla Araújo
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
EEC em Cuiabá - Alexandre Sigrist
O Prof. Alexandre Sigrist esteve na última semana em Cuiabá num curso coordenado pela nossa ex-aluna de mestrado Wania Dantas no IPE. O tema abordado foi Instrumentação Rotatória e Obturação Termoplastificada.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
caso clínico
Caros colegas segue caso clínico que no ano de 2004 , paciente relatou presença de fístula na região do dente 11, foi avaliado o caso, feito Rx e oferecido plano de tratamento ; mas o paciente não retornou. Passados 6 anos em um novo orçamento, o paciente relatou ter feito o tratamento com outro colega e pedi uma tomada radiografica e encontrei os dois incisivos centrais tratados endodonticamente com sobre extenção , ausência de fístula e sintomas, vai entender... pois há alguns meses atrás mandei um caso parecia muito bem retratado e não houve sucesso . Um abraço e até o Encontro. Carlos Ramos. Extrema M.G.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Artigo JOE Feb 2010 - Treatment Outcome of Mineral Trioxide Aggregate: Repair of Root Perforations.
Johannes Mente et al., JOE v.36, n.2, Feb. 2010.
Este estudo acompanhou e avaliou o tratamento de perfurações radiculares que foram reparadas entre os anos 2000 e 2006 utilizando como material o MTA em um total de 26 dentes.
O microscópio operatório foi empregado em todos os procedimentos envolvendo os dentes da pesquisa.
Examinadores calibrados observaram através de dados radiográficos e clínicos os casos após 12 até 65 meses após o selamento dessas perfurações.
Dados pré, trans e pós-operatórios foram levados em consideração quanto ao prognóstico dos casos.
Em todos os casos o MTA foi inserido nas regiões de comunicação com o periodonto após desinfecção da perfuração com NaOCl 3% seguida de CHX 0,12%. O hidróxido de cálcio não foi empregado como barreira prévia a inserção do MTA.
Resultados:
Do total de casos analisados no estudo (26), 21 pacientes retornaram para a reavaliação.
De um total de 21 dentes examinados, 18 foram classificados como sucesso, não apresentando qualquer sintomatologia ou presença de rarefação óssea.
Conclusão:
Após a observação dos casos onde o MTA foi empregado como material selador de perfurações, os autores relatam o potencial de biocompatibilidade do mesmo e observam um efetivo selamento deste independente da região aonde se encontrava a perfuração.
Mesmo não sendo estatisticamente comprovado nesse estudo, dentes multiradiculares e com perfurações maiores (> 3mm) apresentaram maior insucesso.
A qualidade do selamento coronário foi decisiva para os casos que se mostraram com sucesso.
Os autores ressaltam que prognóstico de um selamento de perfuração não depende somente da qualidade do vedamento desta comunicação, mas sim de vários fatores que devem ser levados em consideração (tipo do dente, selamento coronário, tamanho e tempo da perfuração).
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Apoio ao 4o Encontro Internacional da Equipe de Endodontia de Campinas
Esta postagem é uma forma de agradecimento aos parceiros e que, portanto, tornam possível a realização desse evento:
Assinar:
Postagens (Atom)