Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Artigo JOE Feb 2010 - Treatment Outcome of Mineral Trioxide Aggregate: Repair of Root Perforations.

Johannes Mente et al., JOE v.36, n.2, Feb. 2010.

Este estudo acompanhou e avaliou o tratamento de perfurações radiculares que foram reparadas entre os anos 2000 e 2006 utilizando como material o MTA em um total de 26 dentes.
O microscópio operatório foi empregado em todos os procedimentos envolvendo os dentes da pesquisa.
Examinadores calibrados observaram através de dados radiográficos e clínicos os casos após 12 até 65 meses após o selamento dessas perfurações.
Dados pré, trans e pós-operatórios foram levados em consideração quanto ao prognóstico dos casos.
Em todos os casos o MTA foi inserido nas regiões de comunicação com o periodonto após desinfecção da perfuração com NaOCl 3% seguida de CHX 0,12%. O hidróxido de cálcio não foi empregado como barreira prévia a inserção do MTA.


 
Resultados:

Do total de casos analisados no estudo (26), 21 pacientes retornaram para a reavaliação.
De um total de 21 dentes examinados, 18 foram classificados como sucesso, não apresentando qualquer sintomatologia ou presença de rarefação óssea.

Conclusão:

Após a observação dos casos onde o MTA foi empregado como material selador de perfurações, os autores relatam o potencial de biocompatibilidade do mesmo e observam um efetivo selamento deste independente da região aonde se encontrava a perfuração.
Mesmo não sendo estatisticamente comprovado nesse estudo, dentes multiradiculares e com perfurações maiores (> 3mm) apresentaram maior insucesso.
A qualidade do selamento coronário foi decisiva para os casos que se mostraram com sucesso.
Os autores ressaltam que prognóstico de um selamento de perfuração não depende somente da qualidade do vedamento desta comunicação, mas sim de vários fatores que devem ser levados em consideração (tipo do dente, selamento coronário, tamanho e tempo da perfuração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários