Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pré-molar com aspecto diferente.

Olá pessoal estou com paciente de 16 anos, gênero masculino, passando por tratamento ortodôntico e que inclusive precisou passar por cirurgia para remoção de um dente supranumerário na região de pré-molares superiores do lado direito. Ao observar a radiografia desses dentes notei uma imagem diferente no 1o premolar, resultado da remoção do supra-numerário. Gostaria de saber se há necessidade de realizar o trat. endodôntico deste dente, levando em consideração que o mesmo possui vitalidade porém o paciente apresenta sintomatologia ao toque (percussão vertical).
abraço e obrigado
Priscila L. P. Gyios (Aperfeiçoamento em Endodontia)





Clique para ampliar

3 comentários:

  1. Olá Priscila,

    Como o dente está vital, não existe dor expontânea e sim provocada (percussão vertical), tente verificar e/ou fazer um ajuste oclusal. Marque com carbono os pontos de contato em oclusão centrica e depois verifique como é a desoclusão desse paciente. Peça a ele fazer movimentos de lateralidade com os dentes "cerrados" ocluídos. Verifique se existe contato prematuro nesse pré molar. Lembre-se que em condiçoes normais a desoclusão é feita ou através do canino ou através dos prés e molares em conjunto, mas nunca do pré isoladamente. Se isso ocorrer é aí que está o contato prematuro. Essa é minha opinião.

    Marcelo Soares Bertocco
    Especialista em Dentística
    Especialista em Endodontia
    Mestre em Endodontia

    ResponderExcluir
  2. Completando ainda Priscila, seria bom verificar tb, se houve algum tipo de lesão quando da extração do supranumerário ou uma reabsorção externa pela presença do mesmo. Uma tomografia ajudaria bem.

    Marcelo Soares Bertocco
    ESpecialista em Dentística
    Especialista em Endodontia
    Mestre em Endodontia

    ResponderExcluir
  3. Olá Priscila,
    pra mim parece um caso de reabsorção inflamatória por substituição...veja o que os colegas recomendaram...mas se verificar q não há toques prematuros,acredito que deveria intervir, pq daqui há um tempo (pouco tempo), pode-se ter uma surpresa: ausencia de canal radicular...

    Thaise Goretti
    Especialista em Endodontia

    ResponderExcluir

Comentários