Após radiografia periapical e mapeamento da fístula, constatou-se grande lesão envolvendo o dente 22 e 21.
A opção de tratamento para o dente 22 foi o Retratamento Endodôntico com utilização do sistema Protaper D, irrigação com hipoclorito de sádio a 5,25%.Para o dente 21, cuja polpa apresentava-se necrótica, utilizou-se o sistema Endowave(J.Morita), irrigação com hipoclorito de sódio a 2,5%.
clique para ampliar as imagens
Abraço
Marco Tulio (São Paulo-SP)
Grande Marcão, parabéns pelo caso, ficou muito bonito, e com certeza terá sucesso, isso é resultado de toda sua dedicação e trabalho. Só uma pergunta: Pq não usou o hipoclorito a 5,25% nos dois dentes?
ResponderExcluirAbs.
Davini
Como faço esse mapeamento da fístula?
ResponderExcluirobrigado
Muito obrigado, Davini, mas isso também se deve à dedicação de toda a equipe!
ResponderExcluirUtilizei o hipoclorito de sódio numa concentração maior na tentativa de dissolver maior quantidade de tecido orgânico, já que, diferentemente do dente 22, era muito maior a quantidade de secreção purulenta no dente 21 em relação ao anterior, que como pode ser visto, consegui perfeita patência do forame apical.
abraço
Cássia Santos, obrigado pela questão.
ResponderExcluirO mapeamento(rastreamento) da fístula pode ser executado introduzindo-se um cone de guta percha pela mesma e fazendo uma tomada radiografica que ir mostrar o dente ou dentes que a originaram.
Abraço
Olá Marco...agradeço o esclarecimento!
ResponderExcluirObrigado e um abraço
Marcão, agora só falta aquela super reconstrução pra mostrar o lado da Dentística!!!Quero ver a foto depois!!rs
ResponderExcluir