Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dúvida de como proceder no caso abaixo!


Dúvidas
Paciente teve indicação de tratamento endod no dente 21. O elemento apresenta um escurecimento da coroa, mas não tem história de trauma. A colega realizou teste de vitalidade no D.11 e D.21, apresentando resultado positivo e negativo, respectivamente. Percussão vertical e horizontal positiva nos dois. O dente apresenta-se assintomático, pcte só procurou atendimento pois queria realizar clareamento no dente.
Achei o canal mais alargado na porção média, e parece que tem um contato entre o canal principal e o periodonto (como se fosse um canal acessório na parte média em direção apical).
Já li bastante a respeito de reabsorção interna e externa...mas não tenho certeza do diagnóstico...me ajudem , por favor!! hehehe

Fico aguardando uma resposta!!
Obrigada a todos!!

Abç.
Gisele

Um comentário:

  1. Prezada Gisele, bom dia!
    Acredito que seja uma perfuração criada na tentativa de negociar o canal que está calcificado no terço médio e apical. Sugiro pré-curvar uma lima #10 ou #15 no sentido oposto ao desvio com movimentos curtos de vai e vem e penetração sem forçar para retomar o caminho original do canal. Obture normalmente, proserve e comunique o paciente. Grande abraço, Andressa Pais. EEC-Vila Velha-E.S.

    ResponderExcluir

Comentários