Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Caso do Prof. Carlos E. Silveira Bueno - Instrumentação com Movimento recíproco

Clique nas imagens para ampliar


O movimento recíproco é baseado nas forças balanceadas de Roane. 
Entretanto, o instrumento realiza um movimento anti-horário mais amplo que o horário. 
Com isso, o instrumento aprisiona e depois corta a dentina, ao mesmo tempo em que se aproxima do comprimento de trabalho. Os fabricantes ( Dentsply-Maillefer- WaveOne e VDW- Reciproc) indicam o uso de um único instrumento, apesar da existência de três instrumentos. A opção do diâmetro do instrumento é feita de acordo com o cateterismo inicial de uma lima 10 (fácil ou difícil). A progressão do instrumento é rápida e como não ocorre a rotação completa e indica-se  uso único, não ocorre fadiga para que haja fratura (normalmente). O instrumento é de níquel-titânio com liga M-Wire ( mais resistente)
Após a utilização e esterilização em autoclave, a haste infla e não é possível colocar novamente no contra-ângulo. Para que seja possível utilizar é necessário  um motor que realize o movimento recíproco.
As pesquisas iniciais devem ser encaminhadas em vários pontos, mas principalmente para a irrigação, pois o tempo de instrumentação é muito reduzido ( entre 5 a 8 minutos por canal), o que dificulta a ação da substância química auxiliar como NaOCl, que é tempo dependente. 

4 comentários:

  1. Lindo caso prof. Bueno e pelo o argumento sobre tempo hipoclorito!
    Atenção sempre na anatomia interna e o meu parecer seria convergir para uma hibridização.grande abraço
    Fabio Carmona

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor. Muito legal mesmo essa técnica. Já tinha visto e lido algo respeito. Nesse artigo, o preparo antes da odontometria era feito com irrigação com soro fisiológico, só após a odontometria foi utilizado o Hipoclorito de Sódio, abundantemente e "ativado" com ultrassom. Não lembro claramente, vou tentar procurar a referência, mas o tempo de contato com o hipoclorito era de 30 minutos.

    Um abraço

    José Antonio Rossi dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Caro Carmona,

    Sua interpretação é coerente. Estamos estudando técnicas híbridas há bastante tempo e sempre com ótimos resultados.
    Obrigado pela resposta e vamos debater as novas técnicas.
    Abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  4. Grande José Antonio,

    Seu comentário sempre é bem-vindo. Realmente o aumento do tempo de contato com o NaOCl e ativação passiva com ultrassom são importantes, mesmo com a instrumentação completa. Mas será que na prática os colegas irão seguir tal passo?
    Abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir

Comentários