Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FW: Dúvida no Uso de Localizador Foraminal

Boa tarde! Estou com um problema com o meu localizador foraminal eletrônico (Root Zx II). Faz alguns meses que eu o comprei e em alguns casos percebo que ele oscila quando esta próximo ao forame. As pequenas barras verdes e as primeiras roxas ficam aparecendo e desaparecendo.
Minha duvida é a seguinte: será que o canal esta muito úmido e por isso o aparelho esta com dificuldades em determinar o forame?
Nesses csos acabo por radiografar e confirmar a posição ideal com medo de uma instrumentação além, o que eu sei que pode provocar dor aos pacientes.
Agradeço a ajuda e aguardo reposta se possível
abç

Wilson G. Montarelli
Porto Alegre/RS

2 comentários:

  1. Olá, Wilson! Se essa oscilação acontece em canais amplos e vc está utilizando uma lima de baixo calibre (10 ou 15 por exemplo), o localizador não consegue fazer uma leitura precisa. Tente aumentar o calibre da lima, gradativamente, e observe se as barras do localizador se estabilizam.
    Abraços,
    Flávia

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde WIlson! Concordo com a Flavia, a escolha de um instrumento com calibre mais adaptado ao terço apical assim como a aspiração do excesso de líquido irrigante da câmara pulpar são fatores que diminuem essa oscilação. Não esqueça de ligar o aparelho antes de colocar a clipe labial no paciente.
    Abraço
    Kenner

    ResponderExcluir

Comentários