Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Res: Casos Clínicos

Olá pessoal
Segue as novas fotos do caso.
Favor verificar se ficaram melhores.
Obrigada, Cristiane B. Nenov Bagarolli



De: Cristiane Barban Nenov Bagarolli <crisnenov@yahoo.com.br>
Para: eecampinas.casoclinico@blogger.com
Cc: Alexandre Bagarolli <alexandrebagarolli@yahoo.com.br>
Enviadas: Sábado, 10 de Julho de 2010 22:19:44
Assunto: Casos Clínicos

Olá pessoal. Tudo bem? Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa deste trabalho, tenho visto os casos, e cada vez mais me surpreendendo com a complexidade da Endodontia. Após a especialização adquiri muita segurança e habilidade, mas ainda tenho algumas dificuldades. Às vezes, dá vontade de ficar sempre em curso, para aprender mais e mais. Como isto é muito difícil, recorremos a ajuda de nossos professores. Estou enviando estes dois  casos, que me foram encaminhados.
Outra coisa: Gostaria de saber mais sobre técnicas de obturação na prática. Após o curso estou utilizando condensação lateral e Mc Spadden. Tem algum curso rápido sobre isto ou algum hands on? Quando tiver, por favor, me avisem.


Caso 1:
 PAC. 73 anos, sexo F, branca. Apresentou-se com aumento de volume na região mentoniana, sem dor e com um pouco de parestesia. Não relata nenhum episódio de dor aguda ou presença de fístula. Procurou seu dentista devido ao aumento de volume. Este me pediu para avaliar e realizar o tratamento endodôntico. Durante ananmenese, PAC. Referiu ter perdido 2 filhos com câncer. Resolvi antes de intervir, encaminhá-la  a um patologista para avaliar o aumento de volume. Ele avaliou e indicou  primeiro a endo
Realizei acesso no 32, fiz a bifásica até a 35. Irriguei com soda clorada, e fiz odontometria. CRT 20mm no 00. Vou trabalhar nesta medida. Quando cheguei na lima 25 no 00 entrei com a 10 aquem do ápice e  drenou um líquido branco leitoso mais para transparente Drenou várias vezes, continuei irrigando e instrumentando. Fui até a 35. Sequei o canal, parou a drenagem e mediquei com CAOH + paramono e propileno.

Dúvidas:
Dente 32: Quanto tempo espero para realizar as trocas de curativos, quantas trocas devo realizar? No dente 33, há uma coroa de acrílico e não visualizo pino intra-radicular. Devo a abrir os dois ao mesmo tempo? Acho que sim, assim vai descontaminando os dois. Existe a chance da lesão vir de um ou outro? Acho que contaminou tudo. Não há vit.  pulpar e  a perc.   hor.   e vert, há dor leve. Não há bolsa perio. Nem mobilidade.


Caso 2:
 PAC. 15 anos usou aparelho  orto, e sofreu um trauma na escola, há uns 3 anos, após o trauma houve sangramento, mobilidade e dor. Permaneceu com o aparelho por mais um ano e meio. A orto resolveu tirar o aparelho, não explicando o motivo. Na doc. não  encontra-se a periapical, somente a panorâmica que não dá para ver os incisivos.  
Dente 21 e 11: dor a percussão horizontal e vertical leve, ao frio mais acentuada, e dor ao quente leve.
Dente 22 com trat. Endo. Sem lesão.
Dente 12; lesão periapical, necrose e dor na região periapical (a palpação, sem fístula).
Realizei acesso no 12, pqm e medicação CAOH+PARAMONO.

Dúvidas:
Qual a conduta em relação ao 21 e 11? É comum a vitalidade, mesmo com esta reabsorção? O que dizer à mãe?  Consultei algumas matérias e conclui que o jeito é aguardar. De que adiantaria tratar. Acho que a vitalidade protege de eventual anacorese. O que acham?
 A mãe deseja iniciar a ortodontia com outro profissional. Ao meu ver, estes dentes devem ser poupados de quaisquer estímulos que levem a traumas?

Desde já agradeço muito.


 Cristiane Barban Nenov Bagarolli.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários