Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Protocolo de Limas Rotatórias Sistema Mtwo - Equipe de Endodontia de Campinas

10 comentários:

  1. Caros amigos, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o sistema MTwo.
    Um abraço,

    Marcelo Soares Bertocco

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo,

    Nossa opção são pelos sistemas rotatórios que têm boa capacidade de corte, e desenvolvimento de taper crescente no canal. Neste ponto, utilizamos ProTaper como 1a. opção, entretanto, o sistema MTwo aparece como interessante opção quer pela capacidade de corte (secção tranversal em S), quer pela progressão de taper. Ainda, há um bom respaldo da literatura científica na sua utilização. Você deve ter notado que nossa técnica é híbrida, em especial antes da introdução dos instrumentos 10.04 e 15.05, uma vez que os mesmos apresentam maior potencial de deformação.
    Garnde abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber porque utilizar as limas manuais até N35 antes do sistema rotatório? Fazendo assim não se perde a caracteristica de manter a centralidade dos canais (vantagem dos sist. rotatórios). Não seria melhor utilizar a lima manual de tip antes da mto correspondente? Utilizo de maneira um pouco diferente. Um abraço para toda a equipe!
    Sabrina Lannes

    ResponderExcluir
  4. Olá Sabrina, tudo bem?

    Sua observação tem sentido. Entretanto, o sistema MTwo não tem um ampliador de orifício. Logo, utilizar, no início, a 10.04 pode ser risco. No ensino temos que ter um protocolo seguro e que permita a reutilização dos instrumentos, de acordo com a condição de uso da maioria. Pensamos em usar em até 5 casos, sendo os últimos usos (4o. e 5o.) em mais simples. Quando colocamos ir até a 35, deve-se lembrar que são movimentos rápidos e oscilatórios, concedendo diâmetro adequado para uso da G.G.. Iremos postar trabalho do JOE que coloca o potencial de deformação da 10.04 e 15.05. Mas, vejo como positivo a utilização da lima manual de mesmo tip antes da rotatória. Nós também, entre as rotatórias, e sempre que necessário, temos o mesmo procedimento. A opção do uso da SX em conjunto com o sistema MTwo também deve ser considerado, e aí o acesso manual pode ser reduzido até a lima manual # 20(antes da SX e GG).
    Todos os dados acima são opiniões e protocolos da Equipe.
    Muito obrigado pela participação, 1 bj.,
    Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber como faço para obter os cones para os sistemas mtwo? Quem tiver algum email ou tel de representantes agradeço!! Abraços Breno Araujo!

    ResponderExcluir
  6. Breno:

    Parece que a Endovita em São PAulo://endovita.com.br vende os cones da VDW standartizados com Taper de 04 e 06.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber como encontrar os cones de gota para op sistema Mtwo.

    ResponderExcluir
  8. NOssa adorei as explicaçoes sobre a lima Mtwo, tirou muitas dúvidas obrigada...não conhecia o site agora vou vir aki sempre abraçuss

    Ednalva

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei o site!!! com certeza frequentarei a página.
    Tive a impressão que no desenho das limas a 35/0.6 e a 40/0.6 estão com a conicidade errada. Não seria 35/0.4 e 40/0.4? Desculpe, realmente a fotografia não permite ver claramente, mas acho que houve um erro.
    Atenciosamente,
    Karla Pamplona

    ResponderExcluir
  10. Qual seria a velocidade e o torque que usaria a lima MTWO no motor

    ResponderExcluir

Comentários