Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

domingo, 3 de janeiro de 2010

Dor Persistente, o que faço?

Boa tarde
Estou com um caso complicado em meu consultório...trata-se de um molar inferior (37) que estava com necrose sem lesão  No dia 30/dez a paciente passou comigo por causa da dor muito forte e resolvi abrir o dente. Fiz o acesso só que não consegui localizar todos os canais, encontrei apenas um distal e outro mesial. Tendo em vista o tempo que me restava acabei colocando Tricresolformalina como medicação. A paciente me ligou ontem e disse q a dor melhorou, porém ainda persiste e em alguns momentos do dia, principalmente a noite piora....o que devo fazer?
Será que devo trocar a medicação?
obrigado
Fernanda Nogueira (São Paulo)

abraço a toda Equipe de Endodontia de Campinas
um feliz ano novo para todos!

8 comentários:

  1. Olá Fernanda, td. bem?

    Obrigado pela participação. Acredito que a melhor opção é a instrumentação total dos canais. Sem tal passo, não há diminuição drástica do conteúdo microbiano dos canais radiculares, o que deve ser responsável pela inflamação/infecção persistente,explicação possível para a dor residual sentida pelo paciente. Caso haja instrumentação total dos canais, vc. pode optar pela obturação ou colocação de hidróxido de cálcio, medicação intracanal consolidada na literatura científica.
    Grande abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  2. Olá! e quando mesmo após a instrumentação total de todos os canais o paciente continua relatando dor? Estou com um caso assim, utilizando hidróxido de cálcio e a dor continua persistindo há cerca de 3 meses.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo!
    Casos como esses são complicados mesmo. Recomendaria a vc revisar seu acesso, observar a possibilidade de um canal extra por exemplo. Qual seria o dente!?
    Do mesmo modo, reconsideraria a possibilidade de uma reintrumentação com irrigante concentrado (NaOCl 2,5% no mínimo) após uma confirmação de odontometria dos canais.
    Outro ponto é realizar a patência foraminal do(s) canal(is). Isso pode favorecer uma resposta positiva posteriormente.
    Aguardamos um retorno seu sobre o caso.
    um abç

    ResponderExcluir
  4. Olá !

    Estou com um caso em que é o elemento 46 , totalmente instrumentado e limpo , sem secreção. Possui quatro canais! Foi realizado medicação intracanal com HPG, e realizado um ajuste para que nao fique batendo no dente superior e o paciente continua sentindo dor ao quente.. o que posso fazer ?

    Att,
    Cintia Sartini

    ResponderExcluir
  5. Sou paciente de uma endodontista (experiente) e como tal fiz tratamento de canal do dente 15 há mais de seis meses e como a dor persistiu, estamos retratando há dois meses mas a dor é intermitente mas persiste. Para retratar, fiz tomografia da face e o laudo foi inconcluso, segundo a dra. Devo procurar outro tratamento?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia:
    Eu estou com um caso há aproximadamente 3 meses de um dente 37 os canais foram totalmente instrumentados,deixei con hidroxido de calcio intracanal e algumas vezes com otosporin incluido mas não melhorou, a paciente relata que a dor continua,e ele já toma analgésicos e anti-inflamatório por probkemas na coluna,o que mais posso fazer????
    Agradeço pela resposta

    ResponderExcluir
  7. Estou com uma paciente com dor crônica pós obturação endodontica, trata-se de um 26 com quatro canais, sendo q um deles foi sobre instrumentado. Achei q a dor poderia ser refente à sobre instrumentação e receitei anti inflamatório, não há edema, nem fístula, ela relata mais dor ao mastigar.Está medicada a três dias e diz que está melhorando.Estou em dúvida se mantenho a medicação por mais alguns dias ou se abro o dente para retratamento.

    ResponderExcluir
  8. ola doutores tenho um caso de uma paciente que esta sentindo dor no dente desde o dia do tratamento. O elemento dental e o 12 de canal unico , o dente apresenta sem edema, sem secreção, ja fiz toda a instrumentação e ja repedi a mesma. Na epoca suspeitei de toque premaduro, tirei o toque mas mesmo assim a mesma continua relatando que sente dor no dente.ja fiz medicação intra-canal com hidrocio de Pa com propileno glicol. O que me aconselhariam

    ResponderExcluir

Comentários