Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

domingo, 20 de dezembro de 2009

Molar com Curvatura Acentuada - Antônio Henrique Braitt

Nosso aluno de mestrado em Endodontia, Antônio Henrique Braitt, nos encaminhou mais um caso interessante de tratamento endodôntico. Trata-se de um molar superior com curvatura acentuada na raíz mésio-vestibular.



O tratamento endodôntico foi realizado da seguinte forma:
  • instrumentação com o Sistema ProTaper
  • irrigação com NaOCl a 5,25 e agitação ultra sônica (EDTA a 17%)
  • obturação termoplastificada (Híbrida de Tagger) e cimento AHPlus
  • Selamento com Resina Composta pós obturação

8 comentários:

  1. Parabéns pelo caso Braitt!!! Me diz uma coisa a patência do canal foi feita a todo momento durante a instrumentação, principalmento com a preocupaçãp de não se perder a rota do canal mésio-vestibular?
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Fontana
    Na raiz MV, inicialmente alarguei os terços cervical e médio com instrumentação manual, recuo progressivo com GG (como canta a letra da música: "Você não vale nada, mas eu gosto de você" - Vide C. Bueno (SBE))e PT FX. Em seguida alcancei o CT e realizei a patência foraminal com inst. manual K #08 e K #10 . Segui com inst.manual até K #20, recapitulando com K #10. Só então usei a sequencia PT S1 e S2 (com MUITO CUIDADO, bastante irrigação e recapitulando sempre com K # 20. Depois fiz cavitação ultra sônica com EDTA, última irrigação com NaOCl, secagem e obturação.
    Não usei a Técnica de Tagger. Obturei com um cone M da Endo Point e o termoplastifiquei com um Guta Condensor até a curvatura.
    Um abração
    Braitt

    ResponderExcluir
  3. Oi Braitt, cara vc está de parabéns!!
    Eu uso muito GG ,vc recapitulou com lima manual durante a sequencia da GG, por segurança,só para garantir a rota? Você utilizou-as do I ao IV? Na PT, vc não utilizou F1, F2..? Quanto a cavitação ultrassonica com EDTA,vc vai até o CT,eu tenho duvida até qual lima utilizar?
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Usei GG nos terços cervical e médio para "abrir caminho" para o terço apical. Utilizei GG #2 e #3. Utilizei PT S1 e S2, não utilizei F1 e F2 pois fiquei com receio de fraturar o instrumento. Na cavitação utilizei uma ponta lisa do Enac (ST - 21B), no terço cervical, pocurando não tocar a parede do canal. Na nossa pesquisa da Dissertação de Mestrado em MEV, notamos que quando tocamos a parede do canal, provocamos smear layer que não desejamos. Espero que tenha dizimado suas dúvidas.
    Um abraço
    Braitt

    ResponderExcluir
  5. Caro Braitt,

    Parabéns pelo caso. Explique o detalhe da patência foraminal:como foi feita no canal MV?

    Garnde abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  6. Professor Bueno
    Depois de alargar os terços cervical e médio, com bastante irrigação e com certa dificuldade consegui chegar ao CT com um instrumento K #08. Após a confirmação, forcei um pouco e consegui avançar mais 1 mm. Usei os instrumentos #08 e #10. recuei o 01 mm e usei os #15 e #20, no CT, recapitulando com o #10 no CPC.Só então segui a sequencia ProTaper S1 e S2. Posso até não ter modelado o suficiente, no terço apical, mas fiquei com muito receio de fraturar o instrumento. Em tempo: Utilizei o motor Endo Plus da Driller com 250 rpm e torque 2n. O motor apitava a toda hora, mas acredito que mentive uma certa margem de segurança!!!
    Um abraço.
    Braitt

    ResponderExcluir
  7. Braitt, parabéns por mais um caso que demonstra toda sua capacidade técnica na resolução de casos mais complexos. Queria destacar os ensinamentos que você tem transmitidos em nossa convivência durante esse curso de mestrado. Sem dúvida, você tem abrilhantado nosso curso e nos ensinado muito, não apenas na parte técnica, mas na parte de relacionamento humano.
    Grande Abraço,
    Alexandre Sigrist.

    ResponderExcluir
  8. Mestre Alexandre

    Suas palavras são um incentivo para minha vida. Que Deus me faça ser merecedor da sua amizade e do respeito de toda a Equipe de Endodontia de Campinas. Que o tempo e a distância não apaguem o carinho que nos dedicamos mutuamente.
    Seu aluno e aprendiz
    Henrique Braitt

    ResponderExcluir

Comentários