Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Remoção de Pino Rosqueável

4 comentários:

  1. Gostaria de saber a experiência dos colegas quanto ao uso de saca-pinos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,sou clinico geral mas tb faço endodontia há um bom tempo. Prefiro usar ultra-som e quando o retentor nao sai ttão facilmente acabo desgastando o mesmo com broca. A utilização de saca-pino pode causar fraturas.
    abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    A remocao de retentores intrarrdiculares pode ser realizada de diversas formas, dentre elas, desgaste com brocas, vibracao ultrassonica, utilizacao de saca pinos e a associacao de tecnicas.

    A utilizacao do Saca Pinos desenvolvido pelo Prof. Luiz Valdrighi, da FOP-UNICAMP, se mostra um metodo eficaz, rapido e seguro para a remocao de retentores fundidos. Entretanto, esta tecnica requer intensivo treinamento para que seja realizada com seguranca e eficiencia, minimizando o risco de trincas e/ou fraturas radiculares.

    Um abraco a todos e parabens para a Equipe de Endodontia de Campinas, pelo excelente nivel deste BLOG.

    ResponderExcluir
  4. Olá,com experiência de 35 anos na endodontia, os pinos rosqueáveis devem ser desrrosqueados. Se tem fenda, usar "chave de Fenda", se é tipo porca, usar "alicate". Retire o cimento em cima da cabeça do pino, usando ultrason ou broca nº1pode dar uma vibrada, o resto é só usar "as chaves",todos saem sem fratura.ENDOGUIMA@UOL.COM.BR

    ResponderExcluir

Comentários