Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

domingo, 11 de outubro de 2009

Canais Calcificados

Dentre algumas situações clínicas, uma das que causam grande preocupação frente à dificuldade a ser vencida pelos clínicos/endodontistas são as calcificações. Após análise de uma radiografia inicial de tratamento, a não visualização aparente de luz de um canal pode significar horas e por quê não falar em sessões de atendimento, no sentido de encontrar o caminho correto de um canal radicular. Desde o acesso, o "ganho" em comprimento no interior de uma raíz até o possível forame apical são procedimentos que necessitam ser realizados com o máximo de destreza, cautela e bom senso por parte do profissional.
A microscopia aliada ao ultrassom pode facilitar a realização de procedimentos como estes principalmente pelo desgaste controlado de estrutura dental no intuito de procurar a rota correta.


Radiografia inicial para tratamento do dente 12. Observe que o elemento 21,

realizado por outro colega deve ter dado muito trabalho (selamento de perfuração presente).


Primeiramente no momento do acesso, o desgaste coronário até o terço cervical no canal radicular devem ser realizados respeitando a anatomia interna acompanhadas de tomadas radiográficas. Isso possibilita observar o sentido do desgaste, e se, por ventura, um desvio for observado fica mais fácil corrigi-lo o quanto antes do que se preocupar com perfurações posteriormente. Nessa fase inicial brocas de acesso convencionais podem ser usadas como também insertos ultrasônicos, como por exemplo, a ponta TRA-24D.




Após adentrar ao canal radicular, e mesmo assim nenhuma luz for visualizada com auxílio de qualquer magnificação que seja, o desgaste com pontas de ultrassom do tipo TRA-12, broca LN (brocas com pescoço longo ) e limas “preparadas” podem e devem ser empregadas nesse momento. Como também no início, radiografias precisam ser realizadas à medida que o canal é “negociado” em comprimento no sentido de evitar desvios abruptos.

Broca LN

Caso realizado pela aluna Renata Martins Miguel





Outro caso conduzido pela aluna Simone S. Viveiros

Neste módulo de outubro, nas clínicas do curso de especialização em Endodontia, alguns casos de calcificações apareceram e puderam ser realizados por alguns dos alunos da turma, em especial as alunas Simone S. Viveiros e Renata Martins Miguel, que o conduziram muito bem.

Simone S. Viveiros

Renata Martins Miguel

8 comentários:

  1. Alguém poderia postar o contato do representante dessas pontas ultrasónicas,pois não o tenho mais.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dario...eu uso as pontas da Trinks...procura no google o site deles....Dental Trinks...
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Simone parabens por seu ótimo trabalho!
    Que você seja sempre essa profissional admirável e amável que você é.

    Parabens!!!
    Greice
    Sáiba que sua equipe te admira muito!

    ResponderExcluir
  4. Quando o canal é visualizado inteiramente calcificado, acho melhor nem mexer ... deixar do jeito que está!
    Melhor deixar a calcificação que a natureza formou do que acabar perfurando o canal do dente ... "PRIMUM NON NOCERE" ...

    ResponderExcluir
  5. este ultrassom citado é o mesmo utilizado na raspagem?

    ResponderExcluir
  6. tenho uma infeccao(fistula) que nao fechou depois da retirada de um canino de leite. ha uma infeccao. ja abriu se o local fez a curetagem lavagem e nao resolveu. esta suspeitando do dente mais proximo que esta totalmente calcificado. Este dente pode estar provocando a infeccao.???

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Tenho dois dentes retratados de canais e ainda assim doem, tenho sofrido

    ResponderExcluir

Comentários