Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fratura de Lima Rotatória

Olá, tudo bem??Fui aluna de vcs na turma de aperfeiçoamento em 2008...Preciso de uma ajudinha... essa semana estava fazendo tratamento endodontico do dente 36 a fraturou a lima rotatória F2 no canal MV... o dente estava relativamente fácil e não me lembro de ter forçado... tentei usar o ultrassom com uma ponta bem fina, mas nada... e esta lima está no terço apical... que outro recurso poderia tentar utilizar?

E a paciente... deve saber?

Desde ja Obrigado

Dra Juliane

4 comentários:

  1. Querida Juliane,
    Eu gostaria muito de ver a radiografia, porém, baseado em seu comentário e acredito que o que vc pode fazer é ultrapassar o instrumento fraturado com limas bem finas (08, 10) e obturar envolvendo o instrumento na massa obturadora.
    Espero ter ajudado,
    bj
    Rodrigo S cunha

    ResponderExcluir
  2. Dr. Juliane,
    Também gostaria de ver a radiografia. Concordo com o Rodrigo tentar ultrapassar a lima fraturada, porém com cuidado para não jogá-la para o ápice.
    Caso consiguir ultrapassar a obturação é as vezes complexa então use um cimento um pouco mais fluido.
    Em caso de não conseguir ultrapassar obturar até onde conseguir, receitar antibiótico e antiinflamátorio e observar o caso.
    A fratura deve sim ser comentada com o paciente e explicado que são percaussos do tratamento endodontico, que será observado. Mas q possivelmente não ocorrerá nada demais e caso ocorra você ira intervir. (cirurgia paraendodontica)

    Atenciosamente,

    Fernando Fister

    ResponderExcluir
  3. Nao vejo necessidade da prescisao dos medicamentos indicados por vc (Fernando Fister)
    gostaria da opiniao de outros a respeito disso.
    grato!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Já aconteceu comigo,como foi na F2 o canal já estava bem sanificado, tinha sido bem irrigada, e como a fratura foi no terço apical não consegui remover, obturei com um cimento mais fluido e mais radiopaco, não necessitou de medicação, pois não tinha sintomatologia e faço acompanhamento no inicio semestral , agora anual, já tem dois anos e está tudo bem, quase não se ver na radiografia a diferença.

    ResponderExcluir

Comentários