Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Artigo sobre Localizadores Apicais - JOE/setembro 2009

Influence of Preflaring on the Accuracy of Length Determination With Four Electronic Apex Locators.


Camargo et al.
JOE — Volume 35, Number 9, September 2009


Influência do preparo prévio dos canais na eficiência da determinação do comprimento de trabalho com quatro localizadores apicais.


O objetivo do estudo foi comparar a influência do “preflaring”, ou seja, preparo cervical/médio do canal, na acuidade de 4 localizadores apicais eletrônicos: Root ZX, Elements, Mini Apex e Apex DSP.
Para a pesquisa foram utilizados 40 dentes extraídos, todos incisivos inferiores com canais retos, os quais foram previamente instrumentados com as limas S1 e Sx do sistema Protaper. O comprimento de trabalho para a instrumentação foi estabelecido à 1mm do ápice.
A eficácia dos localizadores foi observada quando os mesmos detectavam a medida ideal para instrumentação, à 1 mm do forame, ou ainda, uma medida aceitável, que seria de 0,5 à 1mm do forame em canais preinstrumentados como também em canais que não haviam sido previamente preparados.


Resultados:
Leituras precisas/aceitáveis foram observadas em canais que não foram previamente preparados com a utilização dos aparelhos:

Root ZX – 50%/97.5%
Elements- 47.5%/95%
Mini Apex – 50%/97,5%
Apex DSP – 45%/67,5%

Para canais que foram previamente preparados ao nível cervical e médio, as medidas precisas/aceitáveis foram:
Root ZX – 75%/97.5%
Elements- 55%/95%
Mini Apex – 75%/97,5%
Apex DSP – 60%/87,5%

Como observado, o denomidado “preflaring” ou prepraro prévio dos terços cervical e médio promovem um aumento da porcentagem de acertos nas leituras dos aparelhos, principalmente quanto aos modelos: Root ZX e Mini Apex. O teste estatístico demosntrou também a baixa acuidade , independente deste preparo dos canais quando se utilizou o aparelho Apex DSP.



Conclusões:
Os aparelhos Root ZX e Mini Apex foram os que mais precisos na determinação do comprimento real de trabalho após o preparo médio e cervical do canal. Todos os aparelhos testados demonstraram medidas aceitáveis (1 a 0,5mm) com exceção feita ao aparelho Apex DSP, que mostrou os piores índices de medição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários