Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Trabalho Sobre Instrumentos Rotatórios - Int Endod J Julho 2009

Kim HC, Kim HJ, Lee CJ, Kim BM, Park JK, Verslui A. Mechanical response of nickel–titanium instruments with different cross-sectional designs during shaping of simulated curved canals. Int Endod J 2009; 45:593-602.

Avaliar como diferentes secções transversais afetam na distribuição de stress dos instrumentos de níquel-titâneo durante a flexão, torção e a modelagem de canais curvos (simulados).
Quatro Instrumentos rotatórios de NiTi com diferentes secções transversais geométricas foram utilizados no estudo: Profile e HeroShaper ( com secções triangulares semelhantes), Mtwo (com secção retangular) e NTR (com uma seção retangular modificada). As geometrias dos instrumentos selecionados para o estudo foram scaneadas e um modelo tridimensional (através de elementos finitos) foi criado para cada sistema.
As características de rigidez de cada instrumento foram determinadas em condições de flexão e torção. A modelagem de canais curvos (em 45º) foi simulada pela instrumentação com esses sistemas. A distribuição do stress em toda a extensão dos instrumentos foi observada durante essa instrumentação. Posteriormente os instrumentos eram removidos dos canais simulados para que pudesse ser analisada a presença de stress residuais e deformações plásticas.
Secções Geométricas dos instrumentos avaliados e modelo de elementos finitos empregados no estudo.

Clique para ampliar




Resultados:
Os maiores índices de flexão e rigidez a torção ocorreram com as limas NRT. Durante a instrumentação de canais curvos, os instrumentos com secção triangular tiveram uma maior distribuição de stress por toda sua extensão e obtiveram as menores concentrações de stress quando comparados a instrumentos de secção quadrangular. Os maiores índices de stress residuais e deformações plásticas foram observados nos instrumentos Mtwo e NRT (que possuem secção quadrangular). Limas com secções em "S" ou em formato retangular modificado, representados nesse trabalho pelas limas Mtwo e NTR, criaram maiores diferenciais de stress e deformações quando comparadas as limas Profile e HeroShaper (que possuem secção triangular)

Conclusões:
Instrumentos de NiTi com secção geométrica retangular sofreram nesse estudo maior tensão durante a modelagem de canais curvos simulados e apresentaram maior stress residual em suas ligas acompanhados de deformações plásticas quando comparados a instrumentos de secção quadrangular. Os autores ainda relatam que instrumentos com secção quadrangular possuem uma maior risco de fadiga e portanto uma maior propensão a fratura.

Na primeira coluna (Esquerda), o resultado da distribuição de stress no instrumento após torção de 2.5N. Na segunda coluna (direita), a distribuição de stress ao longo do instrumento quando o mesmo sofre movimento de rotação em 10º.

Clique para ampliar.

À esquerda, o resultado da distribuição de stress após flexão do instrumento utilizando uma força equivalente de 1N. À direita, a distribuição de stress quando o instrumento sofre flexão de 2mm.


Clique para Ampliar

1- Distribuição interior de stress durante a instrumentação de canais curvos simulados.
2- Distribuição residual de stress após remoção das limas do interior do canal.
3 - Distribuição de deformação plástica quando ainda no interior dos canais simulados.

Clique para ampliar

2 comentários:

  1. Andei obervando esse trabalho e achei interessante um ponto, verifiquem que nas imagens de interpretação de onde concentra-se o stress nesses intrumentos... eles localizam-se na parte mais próxima ao TIP (ponta) do instrumento...mas não envolvem a extremidade das mesmos...esses intrumentos por trabalharem com "Free TIP"(Ponta livre), a região aproximada de 2 à 4mm são as que trabalham e tocam mais na região intracanal para preparar e modelar o canal. Dessa maneira, por motivos de erro do operador ou excesso de utilização, são as regiões aonde vão ocorrer as deformações plásticas nesses intrumentos, isso quando nem serão percebidas visualmente e ai irão se fraturar (como quase sempre ocorre).
    abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Meu nome é Daniel Pamato Junior...
    Moro em Imbituba-SC...
    Sou acadêmico de odontologia..Estou na 6ª fase...

    Tenho nesse semestre, um seminário a apresentar sobre "INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS EM ENDODONTIA"...

    Visto acima que vc possui algumas pesquisas e um texto rico em informações, gostaria de pedir sua ajuda...me enviando algo sobre o assunto....

    Certo já de sua ajuda....
    OBRIGADO
    ESPERO RETORNO URGENTE...


    EMAIL: danielpamatojr@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comentários