Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sábado, 11 de julho de 2009

CASO DE RETRATAMENTO/ TRAUMA/ REABSORÇÃO /MTA

Olá a todos...esta semana a aluna da Especialização em Endodontia, Roberta Coelho, concluiu um caso interessante em nossa clínica.

Trata-se de uma paciente jovem, aproximadamente 13 anos, que sofreu trauma há alguns anos e na época os elementos em questão, dentes 21 e 11, foram tratados endodonticamente. Porém após alguns anos a paciente nos procurou relatando todo esse histórico e queixando-se de sintomatologia persistente (percussão vertical) no dente 21. Após exame clínico e radiográfico observou-se uma imagem que sugeria uma possível reabsorção no terço médio/apical deste dente(FIG1).


Dessa maneira, optou-se por uma reintervenção com o intuito de se realizar um tampão apical de MTA e reobturação do elemento, e possível manutenção do dente. Dificuldades foram encontradas no momento do retratamento, pois durante a remoção do material obturador as limas tinham a tendência em sair ao periodonto pela reabsorção, o que provocava um sangramento excessivo. Após o uso de microscopia operatória e ultra-som, a rota original foi reencontrada e o restante do material foi removido dentro das possibilidades(FIG.2 e 3).

Duas sessões foram empregadas para a intervenção neste dente, aonde entre elas a medicação intracanal de Ca(OH)2 foi utilizada. Após a realização do tampão de MTA (compreendendo aproximadamente 3mm) a guta-percha associada ao cimento AH-Plus foi termoplastificada selando o remanescente do canal radicular.O dente foi devidamente selado e uma proservação daqui 3 meses será realizada(FIG.4 e 5).


Parabéns a aluna Roberta Coelho, pela dedicação neste caso!
Equipe de Endodontia de Campinas

8 comentários:

  1. Ae chuchu!!!Não tinha visto o Rx final, viu como ficou legal??Bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo caso, acompanhei o mesmo e vi toda a dificuldade. O resultado final mostra toda sua dedicação!!!!
    Bjs
    Davini

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberta e pessoal da Especialização...como dito pelo Davini, um belo caso! Gostaria somente de saber se no momento da remoção do material obturador, as Protaper's "D" foram empregadas...um abraço e obrigado por contribuir com nosso blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta e amigos da especialização,
    Tb. acompanhei o caso, e constatei o esforço para sua resolução, onde a Roberta aprimorou o uso do microscópio e enxergou uma "única imagem"... Tb. usou MTA através do aplicador cbueno... ao final, selou o elemento dental com resina composta. Muito bom!!!! Parabéns, vamos fazer o controle clínico-radiográfico. Abs., Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  5. Finalmente após a troca do espelho foi possivel a visualização de apenas 1 imagem né Rô, e não "2 bolas"!!!rs

    ResponderExcluir
  6. Gostaria primeiramente de agradecer a toda Equipe, por todo o conhecimento técnico e cientifico que venho adquirindo ao longo do curso.
    Em especial, gostaria de agradecer aos Prof´s. Carlos Bueno, Felipe Davini e Carlos Fontana, que tiveram a oportunidade de acompanhar e contribuir de maneira muito positiva com o caso.

    Sobre o uso das Protaper´s D, após a rota original do canal ter sido reecontrada, elas foram utilizadas juntamente com limas manuais e auxilio de microscopia operatória, tudo na tentativa de remover o restante do material obturador, o que foi conseguido dentro das possibilidades, devido as dificuldades já acima relatadas.

    Vamos acompanhar o andamento do caso.
    Abraços e obrigada mais uma vez!
    Roberta Coelho Gato

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Roberta!

    Caso muito bem conduzido por vc e por toda a equipe!

    Marco Tulio

    ResponderExcluir
  8. Parabéns amiga!Também acompanhei o desfecho do caso e achei que o resultado final foi ótimo!

    ResponderExcluir

Comentários