Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Caso de Marco Tulio Oréfice

Paciente do sexo masculino, 9 anos, queda de bicicleta.

Teste de sensibilidade pulpar negativo e, no acesso, grande quantidade de secreção purulenta.

Foi feita instrumentação e abundante irrigação com hipoclorito de sódio a 2,5% e utilização de medicação à base de Hidróxido de Cálcio +Clorexidina à 2%, com trocas semanais até a remissão total da secreção.

Como o ápice está parcialmente aberto, e houve dificuldade na seleção do cone, foi feita a opção de confecção de um tampão em MTA e obturação pela técnica híbrida de Tagger.

 

Caso Clinico de Marco Túlio Oréfice, aluno do curso de Especialização em Endodontia sob a coordenação do Prof Carlos Bueno

 

8 comentários:

  1. Marco parabéns, o caso ficou lindo, muito bem conduzido só mostra o excelente profissional e toda dedicação que podemos observar durante o curso.

    Abraços do amigo
    Davini

    ResponderExcluir
  2. Amigo Marco Túlio,
    Quero parabenizá-lo pela seriedade e disposição com que vc. realiza o curso de especialização. Seu caso mostrou uma técnica muito interessante, a da colocação do tampão de MTA, permitindo a obturação correta do SCR. Saiba da honra em tê-lo no curso que coordeno, uma vez que somos oriundos da mesma classe no curso de graduação. Como o amigo André Monteiro (Billy), tive a grata satisfação de reencontrá-los no curso de especialização. Abs., Carlos Bueno

    Obs.: já que é para agradecer, quero lembrar do Eduardo Ciaramello e da Elaine Perez que tb. realizaram cursos com a EEC.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Sanches Cunha26 de julho de 2009 às 08:51

    Grande Marco
    Que caso bonito, e gostei da opção da barreira com MTA. Como vc fez para realizar esse tampão? Vc fez o tampão e a obturação na mesma sessão?
    Abraço e parabéns!!!!
    Rodrigo S Cunha

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos Davini, Bueno e Rodrigo e toda a Equipe de Endodontia de Campinas
    Eu é que agradeço à honra de tê-los como Mestres e, principalmente amigos nessa caminhada de Especialização que está me trazendo grande satisfação profissional.
    Rodrigo, a colocação do tampão foi realizada com o próprio Porta MTA, que chegou muito próximo ao CRT.Foi acomodado com os calcadores e o próprio cone de Guta percha.Aguardei 15 minutos para a obturação final, já que depois da inserção verifiquei que o come realmente travou.


    Abraços à todos e obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Marcão!!!
    Lindo caso!

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo caso Marco! Daqui há alguns meses envie se possível algum rx de controle/proservação ok?
    grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Marco, tudo beleza. inicialmente parabéns pela condução do caso. Você tem se mostrado muito competente e dedicado no curso de especialização. Você relata que havia grande quantidade de secreção purulenta. Gostaria de saber qual o tempo (quantidade de trocas de medicação) para que essa secreção parasse e pudesse permitir a obturação do canal? Você credita essa "parada" da secreção à colocação da MIC?
    Grande abraço,
    Alexandre Sigrist

    ResponderExcluir
  8. Tudo legal, Alexandre???

    Realizei três trocas semanais de medicação à base de Clorexidina a 2% com Hidróxido de Cálcio P.A até a remissão total da secreção.
    Alguns fatores me levaram a tomar a decisão de realização de MIC.
    Em primeiro lugar, o paciente, de 9 anos, estava com baixa resistência orgânica em decorrência de uma amigdalite e já estava tomando antibiótico, concomitantemente ao tratamento endodôntico.Com vasta literatura disponível indicando o sucesso da terapia endodôntica em sessão única, que tem o aval de toda a equipe, achei que diante dessa situação, em particular, a MIC foi decisiva para o sucesso do caso e remissão da secreção.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Comentários