Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 21 de julho de 2009

Cadê a Guta-percha???

Como todos nós temos conhecimento, é interessante que o preparo para retentor intra-radicular deixe um remanescente de obturação próxima a 4 mm, para que na região periapical, onde encontram-se deltas e canais secundários, permaneça o vedamento promovido pelo tratamento endodôntico.
O problema é que não tão raramente observamos essa situação:


O dente 11 foi retratado dessa paciente, e posteriormente foi realizado o preparo para retentor seguindo os parâmentros necessários e um provisório foi cimentado. Após 15 dias essa mesma paciente retornou para realizar tratamento endodôntico de outro elemento, o dente 21 e ai quando foi radiografada...surpresa!!! Sumiu a obturação endodôntica do dente 11. E agora como proceder com o indicador, para evitar possíveis problemas com a paciente no futuro?

2 comentários:

  1. Inicialmente entrar em contato com o indicador e explicar a necessidade da manutenção de um remanescente de material obturador e quais as possíveis consequencias de sua remoção. Também acho interessante uma conversa com o indicador para saber suas necessidades (em relação ao preparo do espaço para a instalação do retentor intra-radicular)e, principalmente, esclarecer a importância do conhecimento da morfologia das raízes dos diferentes grupos dentais e quais os princípios que, segundo a literatura endodôntica, têm regido o preparo para a instalação do retentor.

    ResponderExcluir
  2. O ideal seria conversar com o indicador e explicar a necessicade da guta nos 4mm finais e fornecer a ele além dos RX´s iniciais e finais,uma tabela com comprimentos de trabalho e quantidade de guta removida e remandescente,para auxiliá-lo na coloção do retentor.

    ResponderExcluir

Comentários