Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 16 de junho de 2009

RX DIGITAL

É evidente o avanço científico e tecnológico na radiologia odontológica. As imagens radiográficas passaram a ser visualizadas em computadores, não necessitando do filme radiográfico. Existem dois métodos que resultam em uma imagem processada por um computador: radiografia digitalizada e a radiografia digital. A radiografia digitalizada inicia com uma radiografia que a imagem é capturada com uma câmara de vídeo ou scanner e uma imagem radiográfica análoga é formada convertendo em uma imagem digital. A radiografia digital refere-se a uma radiografia feita com uso de uma placa de imagem substituindo a película rediográfica.

A imagem radiográfica digital iniciou-se com a digitalização de imagens radiográficas convencionais, utilizando para isso um scanner ou uma câmera digital. Em 1987, em Geneve, o dentista e inventor francês Francis Moyen demonstrou o primeiro sistema de radiografia digital intra-oral para a Odontologia, que mais tarde se chamou de Radiovisiography, da Trophy Radiologie, com receptores de imagem por sensores CCD (Charge Coupled Device). Em 1994, o primeiro sistema de armazenamento de fósforo foi lançado com o nome de Digora® (Soredex, Orion Corporation, Helsinki, Finland); o armazenamento de fósforo é semelhante a um filme convencional que deve ser lido por um scanner a laser após a exposição (Wenzel, 2002).

A radiografia digital direta (RDD) tem sido estudada de maneira exaustiva dentro das diversas áreas odontológicas, completando duas décadas de publicações nacionais e internacionais em renomados periódicos científicos, as quais vêm analisando as vantagens e desvantagens dos sistemas de RDD em Periodontia, Dentística, Implantodontia e, sobretudo, na Endodontia (Aun et al., 1999; Santos-Pinto et al., 2007; Bin-Shuwaish et al., 2008; Farman et al., 2008; Peker et al., 2008;Wang et al., 2008).

No sistema CCD, é usado um sensor (chip de silício) como dispositivo de captação da imagem; a radiação é convertida em luz pela tela intensificadora , sendo a luz transmitida ao C.C.D. pelas fibras ópticas. Os sensores CCD apresentam um tamanho reduzido de sua face ativa (apesar de um maior volume externo), em relação ao filme periapical padrão, sendo a imagem é exibida quase imediatamente no monitor após a exposição (Haiter Neto et al., 2000).

As radiografias digitais oferecem uma proposta de otimização do tempo de trabalho, permitindo uma maior rapidez de diagnóstico, uma vez que mostram imagens instantâneas, praticamente, das estruturas a serem observadas, sem a necessidade de processamento químico, e com o tempo de exposição reduzido. Segundo Castellucci et al. (2004), a exposição necessária com os sistemas de RDD é seis vezes inferior em relação ao filme do tipo D e três vezes inferior em relação ao filme do tipo E, significando maior proteção ao paciente, ao mesmo tempo que deixam o profissional mais confortável frente ao fato de necessitar repetir alguma radiografia, visto que a dose de radiação é menor do que a metade da radiografia convencional.

A qualidade da imagem é incrivelmente melhor e os recursos que o software especial do equipamento de Raio-X Digital oferece tornam essa diferença ainda maior. O software que acompanha os sistemas digitais veio também para ajudar de uma forma geral, o endodontista, em virtude de suas diversas funções (brilho, contraste, negativo/positivo, textura, pseudocoloração, "zoom", etc). Até mesmo certos erros de técnica, como o excesso ou falta de tempo de exposição, podem ser corrigidos, sem a necessidade de submeter o pacientes a novas exposições.








Apesar deste recurso digital exigir um investimento inicial elevado, tal equipamento poderá ser útil sempre, trazendo benefícios em relação à otimização/agilização do tratamento a longo prazo.



Profa. Cláudia Fernandes de Magalhães Silveira / Prof. Carlos Bueno



6 comentários:

  1. qual o nome do software utilizado?

    ResponderExcluir
  2. tb gostaria de saber qual o nome do software utilizado e onde adquiri o rx??? desde ja agradeco e aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  3. Tenho a mesma dúvida da Patricia ,qual o melhor software para endodontia e onde adquirir as películas e software

    ResponderExcluir
  4. Caros Colegas,
    Os 2 sensores mais tradicionais no Brasil são Schick e Kodak, sendo os modelos de melhor resolução o CDR Elite e 6100, respectivamente.
    Eu utilizo o Schick Elite e estou bastante satisfeito.
    Para observar: www.schicktech.com
    Abs., Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho este software da schick do brasil tres modelos diferentes, CDR, Raio X digital SCHICK CDR Elite, o sensor intra-oral com cabo substituível e CDR Wireless
    para saber valores entre em contato (11) 3057 2333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho interesse. Poderia mandar maiores informações e valores para jpceara@hotmail.com

      Excluir

Comentários