Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Qual sistema rotatório vc utiliza atualmente?

ProTaper

MTwo

BioRace

EndoWave (EndoSequence)

ProDesign

Twisted Files

K3

outros...

Por favor, para responder esta pergunta deixe seu comentário logo abaixo...obrigado

Equipe de Endodontia de Campinas

31 comentários:

  1. Atualmente estou utilizando Protaper e Mtwo
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu sistema de escolha é o Protaper

    ResponderExcluir
  3. Eu uso ProTaper como primeira opção e ProDesign como segunda
    Rodrigo S Cunha

    ResponderExcluir
  4. Eu utilizo o sistema ProTaper.

    ResponderExcluir
  5. Eu urilizo o Sistema ProTaper.
    Antônio Henrique Braitt

    ResponderExcluir
  6. Caro amigos do blog,

    Os sistemas rotatórios de NiTi, em regra geral, apresentam vantagens sobre os manuais, na modelagem dos canais. Como em outros dados da clínica endodôntica, o respaldo da literatura é muito importante para nossas atividades. Ao realizar, hoje, uma pesquisa no pubmed (www.pubmed.com.br) encontrei 175 referências para o sistema ProTaper, daí justifico minha opção pelo sistema. E ainda: para conhecer um sistema, você deve trabalhar exaustivamente como o mesmo, então seus resultados serão ótimos. Acho o seguinte trabalho muito interessante:Vieira EP, Franc¸a EC, Martins RC,BuonoVTL, BahiaMGA.
    Influence of multiple clinical use on fatigue resistance of ProTaper rotary nickel-titanium instruments. International Endodontic
    Journal, 41, 163–172, 2008.
    Como conclusão:Fatigue resistance of used instruments was reduced, but no significant change was observed amongst the instruments used for shaping the canals of five and eight molars. Operator experience affected the
    occurrence of fracture and plastic deformation during shaping.
    Ou seja, a experência do operador é muito importante para o sucesso do sistema.
    A opção por ProTaper também é interessante pela presença de cones com conicidade semelhante, o que otimiza o processo.
    Agora, existem opções, que são todos os descritos na pergunta, cabendo ao operador a decisão de uso, inclusive de acordo com sua experiência com o sistema. No entanto, argumento que sempre pensaremos na evidência científica. Grande abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  7. Estou utilizando o sistema PROTAPER!!!!

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos, eu utilizo o sistema ProDesign e é muito bom, seguro e barato e ainda tem avaliação do desgaste das limas. Show...
    Utilizo também ProTaper, K3 e Twist files.

    ResponderExcluir
  9. Eu utilizo o Sistema Protaper.

    ResponderExcluir
  10. Eu utilizo o ProDesign, devido ao custo por atender convênios, e sempre que possível utilizo ProTaper.
    Nathalia Nunes

    ResponderExcluir
  11. Eu utilizo as limas Prodesign há mais de 5 anos. Acho que muito mais importante de qual lima fulano ou ciclano usa é estar adaptado, ter conhecimento, treinamento e confiança no sistema e; por consequencia que o seu tratamento fique satisfatório e seja eficiente...

    Não concordo com o comentário da minha amiga Nathalia. Uso Prodesign independente do paciente. Estou oferecendo alta qualidade com custo de procedimento menor. Nao acho que seja um sistema barato...é um sistema com custo menor que os demais, porém ainda sim é ligeiramente mais elevado que os nossos amigos do hemisferio norte que cobram em dólar têm.

    ResponderExcluir
  12. Utilizo as limas ProDesign e concordo com as análises de outros colegas que opinaram em relação a este e a outros sistemas, sobre a importância do conhecimento e domínio da técnica. Por exemplo,a mudança do conceito de utilização das ProTaper em relação ao que se propunha inicialmente foi fundamental para a ampliação do sucesso na sua utilização, além é claro da estrutura de divulgação e comercialização da empresa.
    Procuro conhecer e testar (em dentes extraídos)limas de várias marcas e conceitos, e acho que, assim como a discussão sobre "qual carro é melhor, Civic ou Corolla, BMW ou Mercedes, Gol ou Pálio", vários aspéctos objetivos e subjetivos são levados em conta na hora da escolha do melhor sistema.
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  13. Não considero a Prodesign como sendo uma opção de custo barato e nem de baixa qualidade, se não, não a utilizaria; mas sim, mais acessível que a ProTaper. Os dois sistemas me deixam muito satisfeitas pois procuro oferecer qualidade nos meus atendimentos. A escolha do sistema não depende só do paciente (particular ou convênio) e sim do caso apresentado; Mas em relação à atendimentos de convênio minha qualidade continua a mesma porém a melhor opção atualmente devido ao custo é a Prodesign. Independente do que fulano ou ciclano utilizam, eu estou muito bem adaptada aos dois sistemas, porém a ProTaper continua sendo minha primeira escolha. Infelizmente não tive contato com todos os sistemas, mas nem por isso julgo correto apenas os sistamas que eu utilizo; Acho que devemos estar abertos as diversas opniões e a outros vivências clínicas que se diferenciam bastante da realidade de cada consultório.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Henrique Resende20 de junho de 2009 às 00:13

    Caros colegas ,Confesso que desde que iniciei a endodontia com instrumentação rotatória ,já utilizei diversos sistemas .Iniciei com o Profile,GT,protaper ,K3 e atualmente utilizo o Siatema ProDesign .Há um ano utilizo este sistema .Entretanto em endodontia criar um protocolo unico e inflexível me parece uma pretensão ingênua .A complexidade anatômica do sistema de canais e a infinidade de situações como retratamentos ,desvios ,zips ou degraus ,presença de fragmentos metálicos como cones de prata ,limas ,brocas fraturadas ,presença de duplas curvaturas ,presença de istmos ,etc ...coloca o endodontista em situações que a hibridização de instrumentos poderá ser a unica forma de realizar de forma eficiente o tratamento . Não acredito que um sistema seja melhor ou pior ,acredito que a eficiência depende do domínio da dinâmica de cada sistema ,associado à intimidade que cada operador tem com o sistema de canais ,quando utiliza técnica ,tecnologia e conhecimento científico .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eu posso utilizar as limas Protaper em um motor Profile 04 de TCM 3000 da Nouvag?

      Excluir
  15. Fernando Guolard Fracchin23 de junho de 2009 às 11:16

    Concordo com o colega Carlos...não podemos nos prender a apenas um instrumento, uma técnica, etc...mas partindo dessa linha de pensamento precisamos nos embasar na literatura para escolher nossos protocolos de tratamento...por isso frente ao que tenho observado nos periódicos utilizo atualmente as limas Protaper.., pela sua qualidade de preparo e facilidade de utilizar seus próprios cones para obturação, e mesmo que seu custo seja um pouco acima da média acredito no seu ótimo custo benefício.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho experiência com protaper e prodesign e k3, tenho utilizado há mais de 3 anos os dois primeiros ,acredito que o protaper seja bem mais prático e simples embora requeira cinemática própia, mas em caso de condutos muito atrésicos e com curvatura acentuada;confio mais no prodesign.
    Dario Longhi Neto

    ResponderExcluir
  17. Como utilizo as limas da protaper no meu aparelho da mtwo (VDW- Silver)alguem sabe???

    ResponderExcluir
  18. Veja aqui no blog no mes de junho tem um sequencia de uso sugerida pela EEC

    ResponderExcluir
  19. O detalhe do aparelho da VDM é que o torque não esta em Newton ..não me lembro bem qual a unidade que o mesmo utiliza. Mas em seu manual, se não me engano, ele diz para dividir por 10 o valor que aparece em seu display para que vc tenha aproximado em Newton. Já a sequência das limas Protaper nós temos postado em nosso blog...basta acessar:
    http://eecampinas.blogspot.com/2009/06/sequencia-do-sistema-rotatorio-protaper.html
    espero ter colaborado
    abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá Amigos,

    Complementando a informação do Fontana: o motor VDW tem leitura de torque em g.cm enquanto, usualmente, utiliza-se N.cm. Como 1 g.cm é igual a 0.0098 N.cm , na verdade basta dividir o valor anotado no display por 100.
    Exemplificando: 300 g.cm = 3 N.cm. Espero contribuir, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  21. em que dental posso comprar o sistema mtwo?Já procurei e nã encontrei!Agradeço

    ResponderExcluir
  22. Amigo as limas da Mtwo vende na dental - Endo plus coloca no google essa dental, é a onde eu sempre compro.
    Valeu

    ResponderExcluir
  23. Simone Nalin G Favinha20 de agosto de 2009 às 22:21

    Eu utilizo pro taper

    ResponderExcluir
  24. Olá o sistema MTWO, você poderá encontrar na Quimidrol - DDG: 0800-601-8700

    ResponderExcluir
  25. Olá. Gostei muito da leitura. Utilizo vários sistemas ( Protaper, Profile, Mtwo e Prodesign)com as suas cinemáticas e propostas próprias. Porém para eu usar K3 e Twisted Files não tenho achado as referências de torque para cada lima desses dois sistemas. Alguém poderia me ajudar? Forte abraço

    ResponderExcluir
  26. ola tenho grande experiencia na endodontia, so q utilizo atualmente a tecnica manual somente. Estou programando p conhecer o sistema MTWO e gostaria de saber se vale a pena este sistema. abraço

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber qual o melhor sistema termoplastico, pois existe varios no mercado e não sei que escolha fazer

    ResponderExcluir
  28. conhecem alguma dental nos EUA? pra que eu possa comprar protaper mais em conta? abraços

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite amigos,
    Fiz uma breve pesquisa e não localizei trabalhos publicados em revistas científicas sobre as limas Prodesign. Vocês conhecem algum trabalho que pudessem recomendar?

    Abraço,

    Ângelo Resende

    ResponderExcluir
  30. Justo o que estava procurando sobre a motor endodontico Odontologia. Muito obrigada pelas informações sobre a motor endodontico

    ResponderExcluir

Comentários