Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Documentação em Odontologia


Câmera intra-oral X Câmera Fotográfica. Qual comprar?


Antes de tudo devemos verificar qual é o propósito na aquisição da tecnologia. Já que na verdade, são produtos para uso e objetivo distintos.


Se o propósito for obter fotografias de qualidade para revelar posteriormente, mostrar os casos em congressos, realizar fotografias de sorriso, arcada ou de mais de um elemento dental. Então deve ser adquirida uma câmera fotográfica mesmo que básica. Uma câmera fotográfica básica possui qualidade muito superior as câmeras intra-orais com um custo bem inferior. Bem como pode ser utilizada fora do consultório odontológico.


De outra forma se o objetivo for realizar pequenas filmagens na cavidade oral, fotografias de baixa qualidade sem intenção de revelar ou fotografias bem próximas de 01 ou 02 elementos dentais, é o caso da câmera intra-oral. O que esbarra na aquisição é o alto valor deste produto que considero de baixa tecnologia. O valor de uma intra-oral chega por volta de R$4 a 5mil, é o mesmo valor de uma câmera fotográfica “Profissional” (Reflex) com acessórios para odontologia.
A câmera intra-oral deve ser utilizada como “filmadora” e não como câmera fotográfica. Já que o intuito dela é filmar “ao vivo” e não fotografar. É de certo modo um erro colocar o nome de câmera intra-oral quando deveria ser filmadora intra-oral, talvez o nome de câmera e não filmadora seja uma estratégia de marketing.


Aliás, falando em marketing a câmera intra-oral é uma excelente ferramenta para tal e deve ser usada como um recurso de “marketing”, ou seja, convencer os pacientes a fechar o tratamento odontológico. A câmera intra-oral sempre será uma novidade para um paciente novo que nunca tenha visto uma, mas para o cirurgião dentista talvez possa parecer algo que faça perder tempo ou ainda depois de algum tempo de uso é fácil enjoar do brinquedo e deixar de lado. Neste caso vira um equipamento extremamente caro.


Infelizmente como câmera fotográfica a câmera intra-oral não serve de modo algum principalmente pela qualidade fotográfica ser extremamente baixa. A maioria delas faz fotos numa resolução de 800x600pixels que seria 0,5 megapixel (Meio megapixel) e uma câmera fotográfica no mesmo valor tem resolução 20x maior, ou seja, de 10megapixels.


Resumindo, se for realizar fotografias mesmo sem objetivar grande qualidade de imagem adquira uma câmera fotográfica básica. Mas se quiser ter um equipamento tecnológico a mais que impressione o paciente talvez seja o caso de uma câmera intra-oral.


É importante tomar cuidado com o tipo de paciente e o mix de marketing do seu consultório, porque será que seu paciente pode “pagar” por uma câmera intra-oral? Já uma câmera fotográfica é mais aceitável em qualquer classe social.
Dr. Ivan Yoshio
- Professor Assistente da Especialização em Dentistica Restauradora da Funorp (USP-RP)
- Professor de Fotografia Digital em APCDs, CETAO, Especialização, Mestrado e Doutorado;
- Vencedor de concurso de Fotografia e Realização de Exposições Fotográficas;
- Consultor e Colunista em Fotografia do Software Dentalis, do Portal WWOW e Jornal do site;
- Artigos, Monografia e Capítulo de Llivro em Fotografia Digital Odontológica;
- Pós Graduado em Dentística Restauradora pela ACDC (APCD-Campinas).

www.ivanyoshio.comivanyoshio@uol.com.br

Um comentário:

  1. Grande Ivan...gostaria de agradecer em nome da equipe a colaboração feita através do texto em nosso blog...espero poder contar com vc nos cursos da Equipe de Endodontia de Campinas..
    abraço

    ResponderExcluir

Comentários