Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 30 de junho de 2009

Caso de Reabsorção. CAUSA?????

Paciente: Mulher , 32 anos, reabsorções localizadas somente nessa região. Sem histórico de trauma. O que poderia estar causando esse tipo de reabsorção e ainda nesse local???




Clique para ampliar as radiografias e tomografias.


Caso da Aluna de especialização: Cecília Fernandes R. Tranquilim

9 comentários:

  1. Pessoal nunca tinha visto isso!!!! Caso de dificil diagnóstico e dificil conduta.

    Davini

    ResponderExcluir
  2. Pergunta, a paciente já passou por radioterapia?
    Miguel Mir/Conchas-sp

    ResponderExcluir
  3. Professor de semiologia da São Leopoldo mostrou que pacientes tratados ortodonticamente, do sexo feminino, que usam anticoncepcionais e tem a predisposição, podem desenvolver esse tipo de reabsorção.

    Marco Tulio

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Tulião...foi feita uma investigação com exames de sangue e tudo mais...a única coisa relevante foi que a paciente não lembra-se de um trauma, porém fez uso de aparelho ortodôntico 10 anos atrás. A paciente esta sendo procurada no sentido de descobrir se utilizou de hormônios concomitantemente a fase de tratamento ortodôntico e/ou realizou algum clareamento dental...mas a justifictiva desse professor de semiologia faz sentido sim...vamos esperar os outros dados para tentar fechar a possível causa desse tipo de reabsorção.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecilia e colegas,
    Que caso complicado, hein?! Como dito o diagnóstico não é simples e requer algumas investigações para tal.
    De qualquer forma, reabsorção radicular multipla idiopática deve ser alvo do estudo. Muller e Rony em 1930 foram os primeiros a descrever este tipo de reabsorcao. Os autores associaram as causas com disturbios na funcao hepatica. Para reabsorcoes de maneira geral, causas locais estao frequentemente associadas, causadas por pressao ou inflamacao excessiva, tais como forcas ortodonticas excessivas, trauma oclusal, dentes impactados, re-implante dental, inflamacao periapical, clareamento dental. Muitas alteracoes sistemicas tambem foram associadas como disturbios hormonais, hiperparatiroidismo, Doenca de Paget, Sindrome de Papillon-Lefe, doencas renais e hepaticas, alteracoes osseas e como ja dito anteriormente aqui caries cervicais após radioterapia pode apresentar aspecto radiografico muito parecido com reabsorcoes dentais. Pinska e Jarzynka foram os primeiros a tentar uma explicacao genetica para os casos de reabsorcoes multiplas e idiopaticas e no estudo deles, esta correlacao foi conseguida !
    Reabsorcoes radiculares externas podem se desenvolver na ausencia de uma explicacao plausivel e ai o termo Idiopatico. Por definicao, Reabsorcao radicular externa idiopatica é um diagnostico de exclusao.
    Achados comuns a este tipo de reabsorcoes sao:
    1. Aspecto clinoco e periodontal normais;
    2. Reabsorcoes associadas a dentes vitais ou dentes com endodontia;
    3. Ausencia de doenca periodontal e nivel osseo na normalidade;
    4. Ausencia de fatores locais
    5. Pacientes sao assintomaticos ao menos em casos muito avancados onde pode-se notar mobilidade dental
    6. É um achado radiografico aciental em muitos casos

    O tratamento depende muito dos sintomas, extensao e severidade das reabsorcoes. O tratamento usual é a exodontia para os dentes com pior prognóstico e acompanahamento regido para os demais dentes com radiografia, testes clinicos, sondagem, relato de sintomas.


    Espero ter contribuido,

    _____________________________________
    Eduardo Fregnani [CD MS PhD]
    endodontia - microscopia - estomatologia
    WEB : www.eduardofregnani.com.br
    BLOG: www.eduardofregnani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Colegas,
    com um caso tão complexo como esse, nada melhor do que esse canal para discutirmos como profissionais conscientes do seu papel de prestar uma odontologia do mais alto nível de conhecimento

    ResponderExcluir
  7. Caros Colegas,
    Obrigada pelo auxílio de todos vocês!
    A paciente foi contactada e acrescentamos alguns dados novos:
    Ela havia nos dito que não tinha sofrido trauma dental; porém, recordou-se que aos 5 anos de idade sofreu perda dos dentes decíduos nesta região (mordeu sabugo de milho)e usou mantenedor de espaço.
    Quanto ao uso de hormônios durante fase de tracionamento ortodôntico,comentado pelo colega Marco e Prof. Fontana, ela disse que não fez uso.
    Também nos contou que nunca fez clareamento dental e nem passou por radioterapia,conforme indagado pelo Dr. Miguel.
    No entanto,a pac. teve nefrite e hepatite (não sabe qual tipo)por volta dos 11-15 anos de idade - o que foi alertado sabiamente pelo Doutor Eduardo Fregnani !!
    Realmente, o aspécto clínico e periodontal são normais e foi um achado radiográfico acidental.
    Sem mais, no momento; agradeço as contribuições!
    Cecília

    ResponderExcluir
  8. Jose Antonio Rossi dos Santos2 de julho de 2009 às 18:16

    Se observarmos a reconstrução em 3D da mandíbula é possível observar que há uma perda de osso alveolar em quase todos os dentes, expondo cemento. Concordo que alterações sistêmicas hormonais podem e, são consideradas como fatores que podem ajudar a desencadear reabsorções.

    Mas ao meu ver, neste caso, a ortodontia pode ter contribuído de maneira decisiva. Talvez um tratamento ortodôntico à longo prazo e com forças excessivas (tracionamento dental), sem um acompanhamento adequado, radiografias panorâmicas (a cada 6 meses) durante o tratamento, pode ter levado ao quadro apresentado.

    Cecília, continue colocando mais informações sobre o caso.

    Um abraço

    José Antonio

    ResponderExcluir
  9. investiga a taxa de TPH (hiperparatiroidismo).Geralmente 'e secundaria associada a alteracoes renais .
    Abraco
    danielximenes@globo.com
    cir. buco-maxilo e endodontista

    ResponderExcluir

Comentários