Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Caso Clinico do Aluno de Mestrado Gustavo Almeida

Tratamento de Incisivo Central Superior com 2 canais (Utilização de Tomografia Computadorizada )

















5 comentários:

  1. Gustavo parabéns pelo caso, muito bonito e muito bem conduzido, só uma dúvida, vc descobriu a presença do segundo canal só depois de obturado o primeiro, de acordo com a segunda radiografia?
    Abraços
    Davini

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta Davini. Sera que foi o fato de observar que a obturaçao nao estava centrada?

    ResponderExcluir
  3. Olá Gustavo, parabéns pelo caso. Realmente, o seu caso é merecedor de publicação, pois são raros os casos descritos na literatura. No entanto, para ao blog, seria interessante uma síntese do mesmo, de acordo com as perguntas que foram feitas pleo Davini e pelo Marcel. Abs., Bueno

    ResponderExcluir
  4. Grande Gustavo!!!
    Certamente esse caso estará publicado!!!!!
    Abraço
    Rodrigo S Cunha

    ResponderExcluir
  5. Prezados amigos e professores,
    Este caso foi bem interessante e inusitado, pois tinha escurecimento da coroa e sensibilidade ao frio com rarefação óssea periapical.O paciente se queixava de dor ao frio, então fiz o tratamento endodôntico em uma sessão( achei estranho o rx final)no outro dia o paciente retornou ainda se queixando de dor ao frio, foi ai que desconfiei da possibilidade de outro canal.Removi a obturação e fui à procura do segundo canal, achei os dois canais sem o auxilio do microscópio e obturei.
    O que é mais interessante e raro neste caso é que o dente não apresenta anomalia, na maioria dos casos que aconteceu a presença de um segundo canal havia alguma relaçaõ com anomalia dental.
    Gostaria de agradecer a toda equipe de endodontia de campinas pela ajuda e incentivo , pois agora este artigo está em fase de avaliação na APCD e em breve se Deus quiser estaremos publicando.
    Abraço à todos

    ResponderExcluir

Comentários