Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Caso Clínico de Fístula do Palato - Antônio Henrique Braitt

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR .

O paciente A.S.S. (71 anos) apresentou-se no dia 05/06/2007, para exame de uma fístula no palato, na região do dente 23 (Fig 1). Ao exame radiográfico notou-se que a unidade apresentava o canal radicular obturado, um instrumento fraturado e uma imagem radiolúcida no terço apical, sugerindo uma reabsorção radicular e lesão no periodonto apical (Fig 2).




Foi colocado um cone de guta percha, pelo trajeto fistuloso, com o intuito de rastrear a fístula e, em uma segunda tomada radiográfica foi constatado que a mesma provinha da região do periodonto apical da unidade examinada (Fig 3). Foi solicitada uma tomografia computadorizada Cone Beam do dente Fig 4), no dia 06/06/2007 e constatou-se que:
1. Existia uma lesão periodontal por palatino, causada por um canal lateral não obturado.
2. O instrumento fraturado esta encravado na dentina.


No dia 13/06/2007 o dente foi isolado e reaberto. O material obturador foi removido utilizando-se o Sistema ProTaper Retratamento auxiliado com óleo de essência de laranja. Após irrigação abundante com hipoclorito de sódio a 5,25% foi feito uma tomada radiográfica para determinar o comprimento de trabalho, confirmada com um localizador foraminal New Apex. Utilizou-se o sistema rotatório ProTaper Universal para a limpeza e modelagem,usando NaOCl 5,25% como solução irrigadora. Foi realizada uma ativação ultra sônica por 3 minutos, com EDTA a 17% e uma irrigação final com NaOCl 5,25%. O canal foi preenchido com Ca(OH)2 por 30 dias. Ao retornar, o paciente não apresentava mais o trajeto fistuloso (Fig 5).
O dente foi novamente isolado, o Ca(OH)2 foi retirado utilizando-se ativação ultra sônica com água destilada e o canal foi obturado utilizando-se guta percha termo plastificada (Técnica da Termoplastificação Automatizada da Guta Percha) e pasta AHPlus (Fig 6). Foi realizada uma tomada radiográfica de proservação com 134 dias e notou-se a regeneração tecidual óssea da região periapical (Fig 7).

Um comentário:

  1. Caro Braitt,

    Muito obrigado pelo caso apresentado. A documentação está excelente, uma vez que vc. utilizou todos os recursos, inclusive a tomografia. Parabéns pelo sucesso !!! Saiba de nossa satisfação em tê-lo como aluno. Você é um grande cara!!! Carlos Bueno

    ResponderExcluir

Comentários