Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Qual a melhor conduta: retratamento ou cirurgia?



Clique para ampliar.

O paciente necessita reintervenção no elemento 21, pois apresenta sintomatologia dolorosa; na radiografia inicial: sugestão de imagem radiolúcida na região periapical. Qual a conduta : retratamento ou cirurgia?
Façam seus comentários....

10 comentários:

  1. Parece que esse dente tem fratura radicular no terço apical , além da imagem radiolúcida também. Quanto a tentativa de obturação que foi realizada, provavelmente ocorreu uma perfuração, pois dá pra perceber nitidamente que não está seguindo a luz do canal radicular principal, que está aparecendo. Particularmente, pediria uma tomogrofia para realizar o diagnóstico diferencial, se há fratura e perfuração realmente, eñtão, se for esse o caso, optaria pela modalidade de cirurgia simultânea onde faria a curetagem da lesão periapical, remoção do fragmento radicular, instrumentação e obturação do canal principal, retrobturação com MTA ( apical e na perfuração ); tudo isso se houver estrutura dental remanescente para a realização da reconstrução, sem que fique proteticamente inviável e que se consiga manter esse dente em função. Um abraço a todos! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com as considerações da Wania. A respeito da suspeita de fratura, observar a trinca vertical vestibular. O paciente te história de trauma?
    Pedir uma tomo para planejar melhor a conduta é o procedimento mais indicado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Não acho que tenha perfuração ou fratura e acho mais prudente a tentativa de localização do canal antes de qualquer intervenção cirúrgica. O microscópio ajudará bastante na localização do conduto radicular.
    Abraços,
    Marcel

    ResponderExcluir
  4. retratamento convencional como primeira abordagem.

    ResponderExcluir
  5. Falha inicial na cirurgia de acesso!O plano de tratamento seria acertar principalmente a parede mesial da cavidade de acesso.Consequentemente isso ajudaria na localização microscópica do canal e no retratamento!
    Abraço,
    Andressa Pais.

    ResponderExcluir
  6. Parece ter uma perfuração!!
    tentaria o retratamento convencional e depois a cirurgia se houvesse necessidade
    Rodrigo S Cunha

    ResponderExcluir
  7. Tentaria um retratamento endodôntico convencional, localizando o canal radicular, pois parece haver um desvio ou perfuração.

    ResponderExcluir
  8. Atualmente a endodontia pre-dispõem de diversos passos os quais poderá investigar melhor este caso!A abordagem com microscópio pode ser impressindível para a localização tando de uma perfuração como de uma fratura!Acredito que a radiografia convencional me oferece poucas informações, mas clinicamente através de uma análise microscópica avaliaria realmente onde estar e como estar esta possível perfuração!Assim possivelmente uma abordagem não cirurgica poderia ter sucesso!

    ResponderExcluir
  9. A tomografia e também o microscópio ajudariam bastante neste caso.Porém, será que uma nova radiografia periapical com mudança na angulação vertical não seria indicada para esclarecer sobre a existência da fratura? O paciente sofreu algum trauma?
    Cecília Tranquilim

    ResponderExcluir
  10. A imagem radiografica sugere uma fratura apical que deve ser mais pesquisada.Sugiro um retratamento endodontico procurando o real caminho radicular com auxilio de microscopia e radiografias durante o acesso e assim durante o tratamento se observara a real existencia ou não da fratura.Caso haja deve se realizar a cirurgia apical com vedamento de mta !

    ResponderExcluir

Comentários