Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dúvida sobre Caso Clínico - Shirlene Malveira (Mestranda em Endodontia)


Olá pessoal estou encaminhando a radiografia de uma paciente e vou te relatar o caso:


Essa paciente foi encaminhada de um amigo especialista em bucomaxilofacial, a paciente já tinha vindo de um endodontista..... Ela começou o procedimento somente trocando uma restauração e q em seguida gerou um tratamento endodôntico, depois de realizado o tratamento endodôntico a mesma continuou a sentir sensibilidade e voltou ao consultório.... o endodontista retratou, e a paciente continuou com a mesma sintomatologia. Tempos depois, ela não soube me dizer quanto... ela retornou ao consultório e o endodontista disse q ela ia perder o dente, mas q ainda tinha uma tentativa, que seria por cirúrgia endodôntica, mas o único problema é q a lesão não é na região periapical e sim na região de furca e não sei como ele pode ter sugerido isso....Pensei em remover a restauração para fazer uma análise microscópica na região e verficar se existe alguma fratura ou trinca. Gostaria que discutissem sobre o caso. Desde já agradeço.


Shirlene Malveira (MANAUS)

9 comentários:

  1. Ola Shirlene, pela radiografia, há uma suspeita muito grande de perfuração na região de furca. Eu removeria a restauração e se confirmada a perfuração, vedamento com MTA e retratamento dos canais.
    Abs
    Davini

    ResponderExcluir
  2. Shirlene,
    Concordo com o Davini...tratamento com MTA e proteção desse MTA com ionômero de vidro!
    Prognóstico insatisfatório,principalmente se houver uma futura recessão gengival onde irá ocorrer comunicação do MTA com os fluidos bucais!Já tive um caso bem parecido com o seu, sucesso no controle por 5 anos até a gengiva retrair,comprometer a integridade do MTA e, por fim, exodontia do dente!!!.Boa Sorte!!!
    Andressa Pais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Shirlene, a grande endodontista de Manaus e que sempre nos prestigia,

    Saiba que sua participação É FUNDAMENTAL. Concordo com o Davini: perfuração de furca, com rarefação óssea, o que considero muito difícil de resolver, pois o nível de contaminação na área é grande. Também é interessante uma radiografia com desvio, para observação do 2o. canal da distal- será que a guta-percha está mesmo dentro do canal? Mas, curiosamente, hoje, estou lendo um artigo muito interessante: Mineral Trioxide Aggreagate as Repair Material for Furcal Perforation: Case Series, Pace et al., J. Endod. 2008 ; 34:1130-1133. O artigo é ilustrado com um caso muito complexo, onde existiu reparo. A técnica é próxima ao que usamos, no entanto a limpeza da perfuração é bem interessante. São dez casos de furca, com 9 casos de sucesso, segundo os autores. Espero contribuir, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  4. Olá Davini e Andressa:
    Obrigado pela colaboração que com certeza será muita válida nessa jornada....Era o que eu tinha em mente para este caso, a minha única preocupação é o tempo dessa perfuração, já o prognóstico de perfuração é melhor qdo reparado no ato da perfuração. Mas o que importa é que a paciente está disposta a tentar salvar o dente e colaborar com o tratamento, espero concluir o tratamento para podermos acompanhar aqui no blog e conto com a colaboração de todos.
    Abraços

    Shirlene Malveira ( Manaus )

    ResponderExcluir
  5. Olá Professor.... Muito obrigado pela grande endodontista de Manaus, agradeço a vc e sua maravilhosa equipe q tem colaborado pra q eu possa realmente ser uma grande endodontista.
    Bom, concordo que o nível de contaminação é muito grande na região e como também acho q vale a pena tentar resolver. Acho q além da radiografia, poderiamos solicitar tb uma Tomografia e como tenho estudado muito sobre o assunto acho q seria bem preciso em relação a localização da Guta-percha. Vou ler o artigo proposto pra continuar discutindo aqui no blog.. sei q posso contar com a colaboração de todos..
    Abraços

    Shirlene Malveira

    ResponderExcluir
  6. OI Shirlene,
    parece que todos concordam q vc está diante de uma perfuraçao de furca. e como disse Carlos Bueno: dificil de resolver pois o nivel de contaminaçao e muito grande. Talvez se diagnosticado e tratado com MTA logo apos o acidente, a chance de sucesso seria maior.
    Abraço, PABLO GUEDELHA

    ResponderExcluir
  7. Oi Pablo, é uma honra ter vc aqui no blog viu e ainda colaborar com o meu caso!!!
    Concordo com vc em relação ao tempo de perfuração e prognóstico, mas como já disse acima acho q vale a pena tentar mesmo á frente de tanta contaminação.
    Vamos unir Manaus e Boa Vista e vamos resolver tudo.... rsrsrsrs

    Abraço

    Shirlene Malveira

    ResponderExcluir
  8. Santa Shirlene
    Acho que já falaram tudo, eu acho que um prognóstico mais preciso só será feito depois de acessar os canais e avaliar o tamanho do ESTRAGO no assoalho
    bj
    Rodrigo S Cunha

    ResponderExcluir
  9. Paciente chegou em meu consultório, há 1 ano atrás, com uma restauração extensa de amálgama, relatando dor à mastigação , às vezes segundo ela,doía sozinho!.Quando removí o amálgama,verifiquei a proximidade com os canais devido à cárie profunda!Tratei os canais em sessão única... (dente 36)
    De vez em quando ela me ligava dizendo que estava dolorido,sempre no mesmo lugar,(cúspides linguais)como no inicio...suspeitei de trinca na região de furca,porém radiograficamente não ví nada!
    Retratei os canais , e verifiquei que realmente havia uma trinca na regiao de furca...utilizei mta, e esclareci à paciente a situação real do dente!
    Passaram-se 2 meses,e a paciente foi à outro dentista.O colega, que não é especialista,disse à paciente que eu perfurei o dente dela!Quando na verdade a trinca já estava desde o inicio e eu sempre deixei claro isso à ela!Tenho todas as radiografias arquivadas,o primeiro tratamento, e o retratamento, ambos com inicio de rarefação na furca.... Acho que o colega ainda não conhece mta!
    A paciente ainda sente dor...eu a aconselhei à exodontia, pois creio que não terá outra solução...

    ResponderExcluir

Comentários