Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cimento de Portland na Odontologia!!!

Bom dia aos colegas clínicos e endodontistas...
Acabo de ler o artigo sobre a adição de óx. bismuto ao cimento Portland, na edição de janeiro do Oral Surgery (Bueno et al. 2009 v.107, n.1) .
Faço-lhe a seguinte pergunta: porquê ainda ninguém se propôs a produzir o cimento de Portland para ser utilizado na Odontologia? Até quando o MTA continuará sendo caro? O que mais falta, além de adicionar o radiopacificador ao cimento Portland? O que dificulta produzir este "novo material" para podermos utilizá-lo na prática odontológica?
Ficaria grato pelo retorno.
Atenciosamente,
Marcel Caetano
Cirurgião Dentista (Bahia)
Especialista em Endodontia

2 comentários:

  1. Prezado Marcel,

    Obrigado pela pergunta. Minha resposta é a seguinte:
    1 ) O MTA odontológico é fabricado a partir do cimento de Portland, no entanto, a indústria afirma quje perde grande parte do cimento, pois faz uma seleção do mesmo (granulação) e efetivamente usa uma pequena parte;
    2) os trabalhos indicam resultados semelhantes entre ambos em todos os parâmetros: biocompatibilidade, citotoxicidade, infiltração e a radiopacidade desde que associado ao óxido de bismuto ( há variação entre 15 a 20%). Portanto, o material já é produzido pela indústria, e acredito que o valor cobrado deveria ser reduzido. Segue a indagação: Por que o C.D. não deve utilizar o cimento de Portland industrial? Simplesmente, porque não há autorização pelos órgãos competentes para tal, como a ANVISA, e isso pode acarretar problemas em caso de um insucesso ou demais intercorrências em um atendimento odontológico.

    Grande abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Em pesquisas pela internet encontrei este questionamento e vi que a resposta data de 2009. Visto que estamos em 2012 e infelizmente não encontrei informações atuais mais detalhadas em outros sites, aproveito o espaço e pergunto: a ANVISA já tomou alguma posição diferente em relação ao cimento portland? Existe outro produto que não o MTA para o tratamento já disponível? Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Comentários