Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

segunda-feira, 16 de março de 2009

Prof. Fernando Branco Barletta


Quais as Perspectivas da Pesquisa em Endodontia?



A endodontia como especialidade na campo da Pesquisa tem presenciado nestes últimos anos uma significativa evolução tanto nos trabalhos realizados na área biológica com o objetivo de testar novos materiais, assim como nos estudos ex vivo.
Evidentemente que tem-se verificado dificuldades para aprovação no comitê de ética na liberação para trabalhos em cães que sempre foram extremamente importantes para a pesquisa e por conseguinte na sua aplicabilidade e testes de novos materiais, o que sem dúvida hoje este paradigma está mudando e certamente será a grande discussão para o futuro nesta linha de trabalhos de pesquisa. Na metalurgia também obsrerva-se uma significativa evolução, resultados estes evidenciados pelos novos instrumentos endodônticos que o mercado disponibiliza por diferentes fabricantes, tendo como resultante hoje uma endodontia como menos stress por parte do profissional.
Importante destacar pesquisas que vem sendo divulgadas valendo-se da Tomogafia computadorizada, microtomgrafia,nos tratamentos e retratamentos onde também tem sido relevantes para observar e facilitar o diagnótico com precocidade ao clínico e especialista, como também nos estudos In Vitro avaliar o comportamento dos instrumentos endodônticos e diferentes técnicas operatórias.


Fernando Branco Barletta
Prof. Coordenador da área de Endodontia da Ulbra graduação e Pós GraduaçãoProf. Adj. Endodontia da Unisc


Um comentário:

  1. Olá Barletta,

    Parabéns pelas colocações. Realmente, o Comitê de Ética, apesar de ser necessário, muitas vezes dificulta pesquisas que seriam importantes para o desenvolvimento da ciência endodôntica. Sei de sua linha de pesquisa com uso de tomografia tanto no tratamento quanto no retratamento endodôntico. Suas publicações representam a endodontia brasileira de forma muito competente. Cordialmente, Carlos Bueno

    ResponderExcluir

Comentários