Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 3 de março de 2009

International Endodontic Journal Março 09

Comparison of coronal bacterial leakage between immediate versus delayed post-space preparation in root canals filled with Resilon/Epiphany.

International Endodontic Journal, 42, 203–207, 2009

W. W. Lyons, G. R. Hartwell, J. T. Stewart, B. Reavley, C. Appelstein & S. Lafkowitz



O estudo analisou a capacidade de selamento do sistema Resilon após preparo para retentor intraradicular em modelo de infiltração bacteriana (Streptococcus Mutans).

Os autores utilizaram 80 dentes extraídos, uniradiculares, superiores que foram aleatoriamente divididos em 2 grupos experimentais e outros 2 grupos controles. Todos os canais foram instrumentados por sistema rotatório com preparo apical de #50 e conicidade 0.6. Os canais do grupo experimental foram obturados com o sistema Resilon através de condensação vertical aquecida. No grupo 1, o preparo para pino foi realizado imediatamente e no grupo 2, o preparo foi realizado após 15 dias da obturação endodôntica. No grupo dos controle positivo, os canais foram obturados com cones Resilon sem cimento e, no grupo negativo, os canais não foram obturados, somente as entradas dos canais e os forames apicais foram selados com verniz. A infiltração foi avaliada por um método de microinfiltração bacteriana utilizando o Streptococcus Mutans.

Resultados:

Todos os espécimes do controle positivo infiltraram em três dias. Os controles negativos não mostraram infiltração em nenhum momento. Todos os espécimes do grupo experimental infiltraram em até 14 dias. Após o teste estatístico (Fisher’s test) não foi observado diferença estatística significante entre a microinfiltração dos grupos experimentais em qualquer intervalo de tempo.

Dessa maneira os autores concluíram que sistema Resilon não obteve bons resultados no selamento apical frente a preparo para retentores intraradiculares, independente se o preparo foi realizado imediatamente após a obturação do canal ou após 15 dias. Os autores ainda relatam que o sistema resilon demonstrou-se falho na tentativa de criar um verdadeiro monobloco nos casos aonde o preparo para pinos é realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários