Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O que seria esse extravasamento???

O QUE SERIA O MOTIVO DO EXTRAVASAMENTO:

Canal Lateral ?
Fratura?
Reabsorção radicular?
faça seu comentário........

10 comentários:

  1. Grande Davini...Parabens pelo Caso...na primeira imagem esse cone entrou pela bolsa ou por uma fístula???Não estava fraturado não hein, já que existia um retentor nessa raíz???
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Prof. Fontana, a principio suspeitei de fratura, porém o dente não apresenta bolsa na sondagem periodontal, foi feito um protocolo de irrigação com hipoclorito a 2,5% e EDTA 17% (agitação com ultra-som no final). Suspeito de alguma ramificação, mas acho que o extravasamento (cimento) foi grande, por isso a dúvida. Obrigado pelo comentário.
    Um forte abraço
    Davini

    ResponderExcluir
  3. Ok Prof. Davini...creio eu que esse extravasamento não venha a prejudicar e sim coloborar com o reparo dessa região, já que como constatado por vc, não trata-se de fratura radicular...abraço e vamos acompanhar esse caso se possível ok?
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Grande Davini..grande Fontana. ..de início achei que fosse uma fratura mas mas analisando bem o protocolo tomado..acredito que seja mesmo um canal secundário pelo tamanho e localização da lesão.
    abs

    ps.: acredito também que o extravasamento vai colaborar no reparo.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, obrigado pela postagem, realmente estou na dúvida entre fratura ou uma lesão periapical de origem endodôntica. Vamos ter que aguardar a proservação.
    Abraços
    Davini

    ResponderExcluir
  6. Olá Davini e amigos do blog,
    Belo caso, também corroboro com a ideia de canal lateral, caso não haja bolsa perio. estreita, coroa nunca se soltou, núcleo não foi fácil para remover, e na análise microsocópica nada foi observado. A confecção do retentor protético imediatamente será importante, bem como a proservação, onde o sucesso poderá ser confirmado. Grande abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  7. Prof Davini, que belo caso. parabéns!!!
    Interessante neste caso foi o rastreamento radiográfico marcar o lado opostos de onde o cimento chegou.Na minha opnião não é fratura, mas para tirar a dúvida poderiamos solcitar uma tomografia.O paciente tem condições financeira? Se tiver seria bom, até pq o caso tá lindo.
    grande abraço e sucesso.

    Gustavo Almeida

    ResponderExcluir
  8. Grande Gustavo primeiramente é um prazer receber você no nosso blog, com certeza seus comentários só irão engrandecer. Muito obrigado pelos comentários sobre o caso, vou chamar a paciente para proservação, e se não for observado sucesso radiográfico com certeza a tomografia é uma boa alternativa para ajudar no diagnóstico de uma possível fratura radicular.
    Um forte abraço e vamos continuar trocando idéias.
    Davini

    ResponderExcluir
  9. Grande Davini.... O q vc acha de fazer uma Tomografia para ter certeza se é fratura ou lesão?
    Um grande abraço e parabéns pelo caso.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a equipe pelos casos clínicos. O site é muito interessante e com certeza contribuirá na escolha do melhor plano de tratamento (pré e pós endodôntico).Também concordo com a idéia de que seja canal lateral.
    Adriana Cuppari

    ResponderExcluir

Comentários