O caso a seguir nos mostra a importância do conhecimento da anatomia de molares superiores.
O tratamento Endodôntico do dente 17 foi realizado em uma única sessão com
auxílio de instrumento Reciprocante Wave One e Pathfiles. Porém ao final da obturação
dos canais Vestibulares (MV e DV) e Palatino observou-se um ponto mais próximo ao canal Palatino (incomum nesses casos) que denotou ser o 4o canal deste elemento. Dessa forma sua instrumentação e obturação foi realizada em sequência.
Utilização de Limas PathFiles
Instrumentação Reciprocante - WaveOne
Irrigação com Sol. de Hipoclorito de Sódio 2,5% e ao final EDTA 17%
Ambas ativadas com PUI - Passive Ultrasonic Irrigation
PUI - (3 ciclos de 10s por canal/por solução - Hipoclorito/EDTA/Hipoclorito)
Obturação com Onda Contínua de Condensação + Cimento Ah-Plus
Selamento coronário pós-endodontia realizado com Cimpat e Resina Composta.
Olá Carlos,
ResponderExcluirCaso muito interessante e conduzido com excelência. Quais os instrumentos Wave One utilizados? Parabéns e um abraço.
Olá Marcelo, tudo bem? Tento responder seu questionamento há dias. Infelizmente parece que o blog não é muito amigável com Mac.
ResponderExcluirNos vestibulares (inclusive MV2) foi a Primary e no palatino a Large. Entretanto, usei bastante as Pathfiles tb. e limas manuais.
Grande abraço, Carlos
Olá EEC e Prof. Carlos Bueno! Belo caso postado. Quandoserá a nova turma de Capacitação Avançada em Endodontia com a Equipe de vcs? Um abç
ResponderExcluirOlá Marcus! O nosso próximo curso de Capacitação Avançada em Endodontia (EEC) será provavelmente no 2o semestre (provavelmente em setembro/outubro) Qq dúvida nos encaminhe por email ok?! - eecampinas@gmail.com / Os nossos cursos disponíveis estão no site da SLMAndic - www.slmandic.edu.br
ResponderExcluir