Clique para ampliar
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
domingo, 30 de janeiro de 2011
Aula de Computação Gráfica no Mestrado em Endodontia da EEC
Na última semana a Profa. Lidiane (BH) esteve no curso de mestrado em Endodontia da Equipe de Endodontia de Campinas para ministrar a aula de "Computação Gráfica aplicada à Endodontia".
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
ÚLTIMA CHAMADA: WORKSHOP DA EEC / Prof. Carlos E. Silveira Bueno NO CIOSP 2011 - Pinos de Fibra de Vidro: Como realizar o procedimento adesivo de forma correta?
ÚLTIMAS VAGAS PARA O WORKSHOP
Prof. Carlos Eduardo da Silveira Bueno
Sorteio de 05 kits de Pinos de Fibra de Vidro Angelus
aos congressistas presentes nessa atividade!
Defesa da Dissertação de Mestrado em Endodontia da São Leopoldo Mandic / Equipe de Endodontia de Campinas - Aluno Antônio Henrique Braitt
Aluno: Antônio Henrique Braitt
Dia: 21/01/2011
Tema : "Avaliação da capacidade de limpeza de um sistema rotatório de NiTi, associado ou não à agitação passiva do EDTA 17% com ultrassom. Estudo em microscopia eletrônica de varredura."
Banca: Carlos Eduardo da Silveira Bueno ( Presidente - Orientador)
Alexandre Sigrist de Martin ( 1o. membro)
Ernani da Costa Abad - ( membro externo - Estácio de Sá -RJ)
Defesa de Tese de Doutorado (Equipe de Endodontia de Campinas) - Aluno Dr.Carlos Alberto Monteiro Falcão
Dia: 21/01/2011
Tese de Doutorado
Aluno: Carlos Alberto Monteiro Falcão
Tema : "Avaliação da biocmpatibilidade dos cimentos Epiphany, Pulp Canal Sealer, Sealapex e MPB: um estudo em subcutâneo de ratos"
Banca : Carlos Eduardo da Silveira Bueno ( Presidente- Orientador)
Alexandre Sigrist de Martin ( 1o. membro)
Rodrigo Sanches Cunha ( 2o. membro)
Ivaldo Gomes de Moraes (FO-USP-Bauru- membro externo)
Sérgio Luiz Pinehiro (PUC-Campinas- membro externo)
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Variação Anatômica de Molar Superior / Unusual root canal anatomy in a maxillary molar - Profa. Andressa Pais (EEC)
Ei pessoal! Como sempre estou correndo, mais achei bem legal a anatomia do dente 27 e resolvi postar para vocês! Fiz a endo, comprovei o diagnóstico, mais qual foi a causa?
1. Indicação: Ortodontista.
2. Planejamento do orto: extração do 27 e movimentação do dente 28.
3. Meu planejamento: endodontia e manuntenção do dente 27.
4. Coroa: hígida
5. Teste de sensibilidade pulpar: negativo
6. Presença de fístula
7. Diagnóstico: Necrose total.
8. Área radiolúcida na furca, onde foi obturado canal lateral da raiz DV
9. Causa??? Possível alteração da anatomia externa da face palatina(coroa) e da raiz palatina que propiciou a contaminção dos canais?
Grande abraço,
Andressa Pais.
Clique para ampliar as imagens
1. Indicação: Ortodontista.
2. Planejamento do orto: extração do 27 e movimentação do dente 28.
3. Meu planejamento: endodontia e manuntenção do dente 27.
4. Coroa: hígida
5. Teste de sensibilidade pulpar: negativo
6. Presença de fístula
7. Diagnóstico: Necrose total.
8. Área radiolúcida na furca, onde foi obturado canal lateral da raiz DV
9. Causa??? Possível alteração da anatomia externa da face palatina(coroa) e da raiz palatina que propiciou a contaminção dos canais?
Grande abraço,
Andressa Pais.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
O Tradicional Evento da EEC (março) será realizado em conjunto com o 3o Congresso da Sociedade Brasileira de Endodontia
Neste ano de 2011 a Equipe de Endodontia de Campinas realizará seu tradicional Encontro Internacional em conjunto com o da Sociedade Brasileira de Endodontia em novembro. O 3o Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Endodontia será realizado no Quality Resorts & Convention Center localizado na Rodovia dos Bandeirantes sentido Campinas-São Paulo em frente aos parques Hopi Hari , Wet'n Wild e shopping Outlet Premium. O evento, que acontecerá nos dias 03 a 05 de novembro de 2011, promete marcar presença no cenário da Endodontia nacional, já que teremos a colaboração de representantes em todo os estados brasileiros auxiliando à diulgação e organização do evento.
Professores de expressão nacional e internacional ministrarão os temas mais debatidos da nossa especialidade proporcionando aos presentes verdadeira atualização e troca de informações importantes.Sendo assim, a Equipe de Endodontia de Campinas, juntamente com a comissão científica, espera e conta com a presença de todos os que priorizam a Endodontia atualizada e embasada cientificamente!
Carlos Eduardo da Silveira Bueno
Presidente do 3º Congresso Internacional da SBEndo
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Aula do Prof. Gilson Nobre Franco na Especialização em Endodontia da EEC em Vila Velha-ES
No último dia 20 de janeiro os alunos do curso de Especialização em Endodontia da São Leopoldo Mandic Vila Velha-ES / Equipe de Endodontia de Campinas tiveram a oportunidade de assistir a
aula do Prof. Gilson Nobre Franco sobre "Terapêutica aplicada a Endodontia".
domingo, 23 de janeiro de 2011
Artigo Publicado: "Comparative analysis of two electronic apex locators in working length determination at endodontic therapy: an in vitro study"
A Equipe de Endodontia de Campinas representada pelo Prof. Kenner Bruno Miguita publicou mais um artigo nesse início de ano, agora no periódico da RSBO - Revista Sul-Brasileira de Odontologia.
Análise comparativa de dois localizadores apicais eletrônicos na definição do comprimento de trabalho na terapia endodôntica: estudo in vitro
Comparative analysis of two electronic apex locators in working length determination at endodontic therapy: an in vitro study
Kenner Bruno Miguita; Rodrigo Sanches Cunha; Felipe Davini; Carlos Eduardo Fontana; Carlos Eduardo da Silveira Bueno.
Introdução: A terapia endodôntica é cercada de etapas que, quando bem realizadas individualmente, contribuem para o sucesso. Uma delas é a odontometria, que busca a mensuração do comprimento real do dente, limitando a ação do operador nos procedimentos de instrumentação e obturação, com vistas a evitar danos aos tecidos periapicais e favorecer o reparo da área. Objetivo: Avaliar in vitro a confiabilidade de dois localizadores apicais eletrônicos (Root ZXII® e Propex II®) na obtenção do comprimento de trabalho comparados às medidas visuais. Material e métodos: Realizaram-se acesso cirúrgico e preparo cervical em 40 dentes humanos unirradiculares, e uma lima tipo Kerr #10 foi introduzida até sua extremidade ser observada na saída foraminal com aumento de 8 vezes. Então, posicionou-se o stop de borracha no bordo incisal e mediu-se esse comprimento com uma régua endodôntica milimetrada, obtendo- se o comprimento real do dente (CRD). Os dentes foram inseridos em uma base experimental composta de esponja vegetal embebida em solução de cloreto de sódio a 0,9%. Efetuaram-se as medições eletrônicas tendo como critério a localização do forame de acordo com a marcação de ápice dos aparelhos Root ZXII® e Propex II®. Resultados: O localizador apical Root ZXII® obteve índice de acerto de 93%, e o Propex II®, de 90%. Não houve diferença estatística entre os aparelhos testados (p = 0,05). Conclusão: Ambos os aparelhos demonstraram índices de acerto aceitáveis para a sua utilização na clínica.
Endodontia; localizador apical; comprimento de trabalho.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Reabsorção Radicular / Caso Complexo em Endodontia
Olá meus queridos amigos endodontistas achei esse caso bem interessante!
Beijo pra todos e até o CIOSP!
Andressa Gimenes - / Americana-SP
(Ex-aluna do Curso de Especialização em Endodontia - Equipe de Endodontia de Campinas)
Esse paciente teve o 11 avulsionado durante um tratamento ortodôntico feito a 10 anos atrás. Na época o ortodontista reimplantou o dente e seguiu com o tratamento normalmente, agora o 11 está movimentando e o novo ortodontista disse pra ele fazer a endo. Eu já estava esperando uma reabsorção mas do 11 e não do 21 pra ajudar a namorada do cara ta no terceiro ano de odonto (coitada) e queria por toda lei que eu tratasse o 21 também. Alguém tem alguma idéia mirabolante? Porque eu só vejo exo pro 21. Ah o 22 respondeu vital.
clique para ampliar
Beijo pra todos e até o CIOSP!
Andressa Gimenes - / Americana-SP
(Ex-aluna do Curso de Especialização em Endodontia - Equipe de Endodontia de Campinas)
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Significado das andorinhas no logotipo do 3º. Congresso da Sociedade Brasileira de Endodontia
Caros Amigos
Qual o significado das andorinhas no logotipo do 3º. Congresso da Sociedade Brasileira de Endodontia?
Quem não é da região de Campinas talvez não saiba, mas a cidade é sempre lembrada como a CIDADE DAS ANDORINHAS, pois, principalmente, até década de cinqüenta era rota migratória obrigatória desses pássaros, sendo até hoje encontrados em bom número na região metropolitana. Ainda lembro quando criança, no Largo do Rosário, praça tradicional do centro de Campinas, entre os galhos das árvores podia observá-las e notar algo interessante: as andorinhas aparecem com o aquecimento do clima e são prenúncio da chegada do verão, daí o famoso ditado: uma andorinha não faz verão, que na verdade é um desmembramento de uma andorinha não traz verão.
Em uma linguagem metafórica, entendo que nós cirurgiões-dentistas, da área de endodontia, temos que nos unir objetivando o engrandecimento de nossa especialidade.
Portanto, o logotipo do encontro mostra algo característico de Campinas e ao mesmo preconiza a união.
Carlos Eduardo da Silveira Bueno
Presidente do 3º. Congresso Internacional da SBEndo
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Lançamento do Livro: "A Arte da Fotografia Digital na Odontologia" - Dr. Ivan Yoshio
No próximo dia 26/01 o Prof. Ivan Yoshio estará lançando o seu livro sobre Fotografia em Odontologia
na ACDC em Campinas às 19:30h.
Clique para ampliar
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Laboratório de Cirurgia Paraendodôntica na Especialização da Equipe de Endodontia de Campinas
Na última semana os alunos do curso de Especialização em Endodontia da EEC / São Leopolo Mandic Campinas realizaram mais um laboratório, e desta vez, a cirurgia paraendodôntica foi o tema da aula.
Os alunos simularam as atividades de incisão, descolamento e sutura em mandíbulas de porco e posteriormente em dentes preparados, procederam as manobras de curetagem, apicectomia, retropreparo e retrobturação com cimento de Portland.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Caso de Fratura Corono-Radicular: o que fazer? / Vertical Root Fracture
Bom dia amigos da endodontia!
Estou com um caso de um paciente jovem que após trauma o mesmo fraturou o dente 22 de forma vertical. Infelizmente não possuo foto clínica do caso mas posso antecipar que a linha de fratura esta subgengival.
Se possível gostaria de opiniões sobre a conduta nesse caso.
Obrigado!
Estou com um caso de um paciente jovem que após trauma o mesmo fraturou o dente 22 de forma vertical. Infelizmente não possuo foto clínica do caso mas posso antecipar que a linha de fratura esta subgengival.
Se possível gostaria de opiniões sobre a conduta nesse caso.
Obrigado!
domingo, 16 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Dúvida quanto utilização de insertos de ultrassom.
Boa tarde amigos!
Estou com uma dúvida quanto ao emprego de insertos ultasônicos durante o tratamento endodôntico. Tenho tido muitas fraturas desses insertos em casos de retratamento e remoção de instrumentos. Seria algum erro de ajuste do aparelho, pois os insertos em alguns casos são novos? Que frequência vcs indicam para usar pontas com essa finalidade?
Obrigado
Aguardo retorno se possível.
Fábio Moraes (Curitiba-PR)
Estou com uma dúvida quanto ao emprego de insertos ultasônicos durante o tratamento endodôntico. Tenho tido muitas fraturas desses insertos em casos de retratamento e remoção de instrumentos. Seria algum erro de ajuste do aparelho, pois os insertos em alguns casos são novos? Que frequência vcs indicam para usar pontas com essa finalidade?
Obrigado
Aguardo retorno se possível.
Fábio Moraes (Curitiba-PR)
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Falha na indicação do Pino de fibra?!
Bom dia pessoal!
Ontem me deparei com o caso abaixo e gostaria da opinião de vcs.
Retratariam o dente 11!?
Em caso positivo, indicariam pino de fibra ou núcleo fundido para confecção de nova coroa?!
Obrigado
Aguardo as opiniões...
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Caso Clínico Profa. Cristiane M. Takahashi - Endodontia do 47 / Sessão Única
Tratamento Endodôntico de 2o Molar Inferior Direito
Sessão Única
Endodontic Treatment of a Mandibula Second Molar (Single Visit)
CLIQUE PARA AMPLIAR
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Publicação no Eropean Journal of Dentistry - Assessment of the Antibacterial Activity of Calcium Hydroxide Combined With Chlorhexidine Paste and Other Intracanal Medications against Bacterial Pathogens
A Equipe de Endodontia de Campinas representada pelo Profa. Cláudia Fernandes de Magalhães Silveira publicou mais um artigo internacional, agora no periódico da European Journal of Dentistry.
Assessment of the Antibacterial Activity of Calcium Hydroxide Combined With Chlorhexidine Paste and Other Intracanal Medications against Bacterial Pathogens
Abstract
Objectives: The purpose of this study was to assess the in vitro antibacterial activity of four for- mulations of calcium hydroxide [Ca(OH)2] pastes against Enterococcus faecalis, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa and Streptococcus mutans.
Methods: A broth dilution test was performed, and the lengths of time for different pastes to kill the microbial cells were recorded and statistically analyzed. The following medications were assessed: Group I – Ca(OH)2 + 2.0% chlorhexidine (CHX) gel; Group II – Ca(OH)2 + camphorated paramonochlo- rophenol (CMCP) and propylene glycol; Group III – Ca(OH)2 + propylene glycol; Group IV – Ca(OH)2 + saline.
Results: The results showed that E. faecalis was the most resistant microorganism. Groups II and III eliminated all the microbial cells in 15 seconds. Group I took 45 seconds to eliminate E. faecalis.
Conclusions: Under the conditions of this study, it was concluded that all the intracanal medica- tions tested showed antibacterial activity. However, the association of Ca(OH)2 and PMCC or Ca(OH)2 and propylene glycol showed a better performance, since Groups II and III took a shorter length of time than the other groups to eliminate S. aureus and E. faecalis. (Eur J Dent 2011;5:1-7)
Key words: Calcium hydroxide; Chlorhexidine gel; Intracanal medications; Enterococcus faecalis.
January 2011 - Vol.5
domingo, 9 de janeiro de 2011
Trabalhos Pré-Clínicos do Curso de Especialização em Endodontia / Vila Velha-ES
Casos realizados pelos alunos do curso de Especialização em Endodontia da São Leopoldo Mandic (Equipe de Endodontia de Campinas) Vila Velha-ES.
Trabalho Pré-clínico acompanhado pelos professores Andressa Pais, Luciano Sathler e monitora Elcia Bravim.
sábado, 8 de janeiro de 2011
Entre para o Grupo: Acompanhe o Blog da EEC!
Para acompanhar o blog da Equipe de Endodontia de Campinas é fácil:
Para encaminhar dúvidas, casos clínicos ou qualquer notícia relacionada a Endodontia:
- Do lado direito do nosso blog existe um setor para associar novos membros;
- Clique em "Seguir";
- Use qualquer conta que vc já possui: Google, Orkut, Facebook;
- Faça seu cadastro e acompanhe nosso blog com atualizações diárias!
- Envie um email para este endereço: eecampinas.casoclinico@blogger.com ;
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
MESTRADO EM ENDODONTIA - Equipe de Endodontia de Campinas / São Leopoldo Mandic
MESTRADO EM ENDODONTIA
Curso reconhecido pela Capes/MEC
Coordenação
Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silveira Bueno
Doutor em Endodontia
Doutor em Endodontia
Minicurrículo do coordenador
- Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia pela F.O.P. – UNICAMP, com mais de 21 anos de experiência clínica na área de endodontia;
- Idealizador e coordenador da Equipe de Endodontia de Campinas, desde 1996;
- Prof. Titular de Endodontia da São Leopoldo Mandic e da PUC-Campinas;
- Também, ministrou mais de 100 cursos em congressos, e publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, inclusive Journal of Endodontics, International Endodontic Journal e TriOral, revisor científico da revista da APCD;
- Atua na São Leopoldo Mandic há mais de 10 anos como professor do programa de pós-graduação com orientados em todos os níveis;
- A Equipe atuou na formação de 1500 cirurgiões-dentistas no curso de Graduação em Odontologia e 22 turmas de Especialização, 14 turmas de Atualização, 4 turmas de Mestrado e 6 de Endodontia Avançada.
Objetivo do curso de Mestrado
O curso tem por objetivo a formação de mestres que serão capazes de exercer a especialidade por meio do conhecimento técnico-científico na área de Endodontia. Objetiva também a capacitação do aluno para o planejamento e desenvolvimento de atividades didáticas, bem como metodologia científica e pesquisa, teoria da comunicação, que serão base para a formação acadêmica, e requisitos para a realização da dissertação
Linha de pesquisa
Linha de pesquisa
- Materiais obturadores aplicados à Endodontia.
Curso
Natureza: Mestrado Profissionalizante
Duração: 30 meses
Periodicidade: Mensal/Bimestral*
Início: IMEDIATO
Dias da semana: De segunda-feira a quinta-feira/De segunda-feira a sábado*
Horário: Das 8h às 18h
Duração: 30 meses
Periodicidade: Mensal/Bimestral*
Início: IMEDIATO
Dias da semana: De segunda-feira a quinta-feira/De segunda-feira a sábado*
Horário: Das 8h às 18h
Atrativos / Diferenciais do Curso
Equipe formada por 11 professores, todos com pós-graduação, sendo 5 doutores, aptos para a orientação da dissertação, cuja discussão inicia-se no 2º. Módulo de domínio específico (área de concentração). A Equipe de Endodontia de Campinas atua na São Leopoldo Mandic desde o início das atividades, e hoje é vista como referência na área de Endodontia em todo o Brasil, com vários artigos publicados e cursos ministrados. Além disso, a Instituição conta com todos os recursos para as atividades clínicas/laboratorias, como microscópios operatórios, motores para instrumentação rotatória, aparelhos de ultrassom, localizadores foraminais e touch n´heat.
Todos os anos, a equipe promove o Encontro Internacional de Endodontia, com a participação de professores renomando e no qual todos os alunos participam.
Técnicas Apresentadas no curso
A Prioridade é dada ao embasamento técnico para uso do microscópio operatório, instrumentação rotatória, localizadores foraminais, téncias temoplásticas, ultra-som, retratamento, cirurgia endodôntica.
Para saber sobre os procedimentos de seleção e matrícula, clique aqui.
SÃO LEOPOLDO MANDIC Unidade Campinas End.: Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 Ponte Preta - Campinas - SP (19) 3211-3600 / 3518-3600 Central de Atendimento: 0800 702 99 21 E-mail: faleconosco@slmandic.edu.br |
Assinar:
Postagens (Atom)