Olá, gostaria de tirar uma dúvida quanto a utilização de quelantes (EDTA-T). Vcs empregam esse tipo de solução quando? Teria algum problema usar durante a instrumentação?
Prezada Tamires, Em nosso protocolo de irrigação, o EDTA 17% associado ou não a um detergente, é indicado como a penúltima irrigação, onde então iremos atuar na camada de "smear layer"formada durante a instrumentação. O EDTA não é só um quelante dos íons Ca, também tem ação sobre íons Na por exemplo, logo não acho interessante usar esta solução alternada com o NaOCl, pois pode haver uma perda em relação a ação desejada de ambas. Protocolo: Irrigar durante a limpeza e modelagem com NaOCl 2,5%. A penúltima irrigação com EDTA 17% (agitar durante 2 a 3 minutos) e última irrigação com NaOCl. Espero ter ajudado, Rodrigo Sanches Cunha
Obrigada Rodrigo ajudou sim, mas me diga uma coisa agora, e em caso de canais calcificados? Eu posso empregar o EDTA ou considera isso um pouco perigoso? Tamires
Tamires, O EDTA não possui uma ação seletiva para a porção calcificada do canal. Logo, ao utilizar o EDTA em canais calcificados e "forçar" o instrumento na tentativa de penetrar, vc pode criar um falso canal, desvio ou até perfurar a raiz. Acredito que em casos de calcificação do canal, a magnificação visual procurando diferentes tonalidades na cor da dentina (a porção calcificada normalmente apresenta um coloração mais branca) é mais interessante. Um abraço, Rodrigo
Bom estava lendo sobre a magnificação visual do comentário anterior, mas não entendo como proceder no tratamento de um canal atrésico para ter sucesso no tratamento, indicaria alguma substância?? Obrigado!!
Prezada Tamires,
ResponderExcluirEm nosso protocolo de irrigação, o EDTA 17% associado ou não a um detergente, é indicado como a penúltima irrigação, onde então iremos atuar na camada de "smear layer"formada durante a instrumentação. O EDTA não é só um quelante dos íons Ca, também tem ação sobre íons Na por exemplo, logo não acho interessante usar esta solução alternada com o NaOCl, pois pode haver uma perda em relação a ação desejada de ambas.
Protocolo: Irrigar durante a limpeza e modelagem com NaOCl 2,5%. A penúltima irrigação com EDTA 17% (agitar durante 2 a 3 minutos) e última irrigação com NaOCl.
Espero ter ajudado,
Rodrigo Sanches Cunha
Obrigada Rodrigo ajudou sim, mas me diga uma coisa agora, e em caso de canais calcificados? Eu posso empregar o EDTA ou considera isso um pouco perigoso?
ResponderExcluirTamires
Tamires,
ResponderExcluirO EDTA não possui uma ação seletiva para a porção calcificada do canal. Logo, ao utilizar o EDTA em canais calcificados e "forçar" o instrumento na tentativa de penetrar, vc pode criar um falso canal, desvio ou até perfurar a raiz. Acredito que em casos de calcificação do canal, a magnificação visual procurando diferentes tonalidades na cor da dentina (a porção calcificada normalmente apresenta um coloração mais branca) é mais interessante.
Um abraço,
Rodrigo
Olá, sou Matheus.
ResponderExcluirBom estava lendo sobre a magnificação visual do comentário anterior, mas não entendo como proceder no tratamento de um canal atrésico para ter sucesso no tratamento, indicaria alguma substância?? Obrigado!!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirTenho uma dúvida:
ResponderExcluirQual seria o papel do EDTA durante o momento da obturação do sistema de canais radiculares?
Att.
Regina
Boa noite!
ResponderExcluirGostaria de saber se há alguma contra-indicação em deixar edta gel dentro do canal de uma sessão para outra. Grato
Olá, gostaria de saber quais sao os riscos do uso EDTA durante o preparo mecanico quimico. Obrigada
ResponderExcluirNa ausência de edta líquido, há problema fazer a penúltima irrigação com edta gel?
ResponderExcluir