Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Edição Janeiro / Fevereiro REVISTA APCD - Em destaque: Endodontia a especialidade que mantém os dentes na cavidade oral


Texto de Flávia Cristina e Mariana Pantano - Matéria da Capa Janeiro / Fevereiro de 2010 - Volume 64 - N°1

Nos dias atuais há um grande apelo, e é crescente o número de propagandas e de clínicas que oferecem como opção de tratamento a instalação de implantes. Mesmo assim, existe um número cada vez maior de pacientes que estão motivados a manter os seus dentes naturais na cavidade oral.

O tratamento endodôntico sempre despertou no público de maneira geral reações de medo e angústia, por ser considerado um procedimento demorado, de difícil execução, além de ser dolorido; principalmente em pacientes mais idosos ou que já passaram por uma experiência negativa em tratamento anterior. Porém isso faz parte do passado da especialidade, pois, hoje, a maioria das intervenções endodônticas é realizada em uma ou duas sessões, com conforto durante o procedimento, e um pós-operatório muito bom.

A grande evolução da endodontia nos últimos anos se deve a uma conjunção de fatores positivos, como a realização de procedimentos baseados em protocolos de tratamentos amparados por evidências científi cas, com aparecimento crescente de estudos clínicos. Muitos avanços tecnológicos surgiram e foram incorporados à rotina do endodontista, facilitando a realização dos atos operatórios. Os profi ssionais estão cada vez mais qualifi cados e treinados, sendo este fator de fundamental importância.

A endodontia oferece hoje em dia resultados previsíveis com altos índices de sucesso, e ocupa um lugar de destaque na odontologia.

O caráter multidisciplinar da odontologia contemporânea ressalta a importância da comunicação do endodontista com os seus pares, objetivando um tratamento qualifi cado que venha de encontro à satisfação do paciente.

Para ter acesso ao texto na íntegra acesse o site da APCD:  www.apcd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários