Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

terça-feira, 6 de abril de 2010

Caso clínico um pouco complicado!

Estou com um caso clínico um pouco complicado no consultório e gostaria de uma opinião.


A paciente tem 17 anos e pelo crescimento aparente, ainda é cedo para a colocação de implante. Aos 10 anos foi realizado uma pulpotomia na paciente e provavelmente a embocadura dos canais foi calcificada. E ao procurar a entrada dos canais, uma outra profissional, causou três perfurações que vão do soalho da câmara até altura de crista ósseal por lingual provavelmente, além disso o soalho está muito fragilizado (mas não há perfuração na região de furca aparentemente).




Descrição das imagens:

imagem clínica: - os tres circurlos são as três perfurações

- os dois quadrados são provavelmente a entrada dos canais.

imagem radiográfica: provável lima fraturada no periodonto por lingual, talvez por uma das perfurações.

Questões levantadas?

- Prognóstico de uma intervenção endodontica neste dente e índice de sucesso?

- Com o que sela essas perfurações, MTA, ionomero e reforço da parede com resina ou rebatimento de retalho por lingual (para conseguir isolar a área) e restauração com resina?

- Remoção de provável lima fraturada no periodonto, até que ponto é mais importante a remoção do fragmento ou manuteñção de tecido ósseo?

Qualquer sugestão sobre o caso, estou aberto a opiniões!

Obrigado pela atenção,

Um abraço...Guilherme!

4 comentários:

  1. Prezado Guilherme,
    Caso complicado mesmo. Em se tratando de paciente jovem, com boa estrutura óssea, penso que a chance de sucesso está diretamente relacionada em conseguir, após o selamento das perfurações o acesso aos canais, fazer o preparo/modelagem+obturação com eficiência e correta blindagem coronária. O material de eleição para perfurações é MTA. O dente aparenta estar bem fragilizado. Com certeza, necessitará, se as outras estapas forem bem sucedidas, reforço intraradicular e coronário + onlay com recobrimento de cúspides. Se você trabalha com microscópio e pontas de ultrassom, ajuda bastante na localização e acesso aos canais.
    Vale tentar. Espero ter ajudado um pouco.
    Boa sorte.

    Marcelo Soares Bertocco

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme

    Concordo com o que o colega Marcelo Bertocco apontou e penso que é importante seguir uma ordem de procedimentos para tentar conseguir sanar todos os problemas que o caso apresenta. Em primeiro lugar seria fechar as perfurações, mas antes... tentar remover a lima fraturada. Ela aparenta (pelo rx)estar próxima ao que sobrou do assoalho da câmara, na perfuração distal, conforme vc circulou na fotografia. Não é visível a lima? Acredito que, caso não esteja conseguindo a remoção via perfuração, que seria o ideal, seria muito bom a opinião de um periodontista no caso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião de clínico geral pode-se até tentar, mas não creio que a longo prazo vc tenha sucesso com esse caso. E o osso? se tiver problemas perda óssea posteriormente poderá complivcar até um implante neste local...acho que vc deveria expor tudo isso a seu paciente.
    abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Ato heróico é muito bom quando dá certo.....quando dá errado sobra muito sofrimento. Exodontia...

    ResponderExcluir

Comentários