Acessos ao Blog da EEC

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS

ENDODONTIA MODERNA OBJETIVANDO RESULTADOS CLÍNICOS
EEC

domingo, 1 de novembro de 2009

Caso Clínico em Sessão Única - Aluno do Mestrado Braitt

Antônio Henrique Braitt / ITABUNA-BA
Coordenador do Aperfeiçoamento em Endo da ABO Itabuna e da Especialização do IFAP - Feira de Santana
Caso Clínico que apelidei de "TEND TUDO":

Paciente: MFGS
Gênero: Feminino
Idade: 23 anos
Dente: 46 Paciente apresentou-se à Clínica com uma fístula drenando na face. Ao exame clínico notou-se o dente 46 com processo carioso e uma pulpite poliposa (pólipo pulpar). Ao exame radiográfico notou-se uma lesão comprometendo o tecido periodontal envolvendo as regiões periapicais nas duas raízes e na furca. No canal distal encontrava-se o tecido poliposo, que foi calterizado com bisturí elétrico. Os canais mesiais encontravam-se com o tecido pulpar necrosado.
Foi realizada a limpeza dos terços cervical e médio com brocas Gates Glidden #2, #3 e #4, em recuo progressivo, com irrigação de NaOCl a 5,25%, pH 6. Foi tomado o Comprimento de Trabalho pelo exame radiográfico e pelo localizador foraminal Now Apex. A Limpeza e modelagem dos canais foi realizada com o Sistema ProTaper (S1, S2, F1 e F2) e NaOCl a 5,25%. Foi feito uma irrigação ultrasônica passiva, com EDTA a 17%, tamponado com NaOH ao pH 7.0, utilizando-se uma ponta lisa do aparelho Enac OE5. Nova irrigação com NaOCl a 5,25%, secagem com cones de papel e obturação com cones de guta percha F1(canais mesiais) e F2 (canal distal), usando o cimento AHPlus.

TRATAMENTO REALIZADO EM SESSÃO ÚNICA. Agora é esperar a proservação.

Clique para ampliar a Imagem!

8 comentários:

  1. Parabéns Grande Braitt!!Belo caso...Intrigante mesmo como radiograficamente vemos essa rarefação em toda a volta do elemento em questão e ainda o Canal Distal apresentava toda esse tecido inflamatório...
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Fontana.
    Valeu pelo incentivo. Volto a repetir: Meus casos tem o mérito da EEC e da SLMandic, onde fui buscar conhecimnto.
    Um araço
    Braitt

    ResponderExcluir
  3. Braitt, parabéns pelo caso muito bem conduzido, demonstrou todo o domínio da anatomia, principalmente do terço apical, com certeza mais um caso de sucesso, quando tiver a proservação coloque aqui para que possamos ver.
    Abraços
    Davini

    ResponderExcluir
  4. Davini
    Vamos esperar pela proservação. Se Deus quiser, vai dar certo.
    Um abraço,
    Braitt

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por compartilhar mais um caso, mostrando sua destreza endodôntica. É sempre um orgulho contar com você. No caso em questão, me chamou a atenção o uso do NaOCl pH 6,0. Sabe-se que com o pH ácido ocorre um aumento no potencial antimicrobiano da solução química auxiliar(> formação do ácido hipocloroso), entretanto diminui-se o poder de desnaturação da matéria orgânica(depende da formação do hidróxido de sódio), o efeito é fugaz e o tempo de armazenamento diminui (shelf-life da solução). Existem trabalhos que corroboram com a diminuição de pH, vide: Antimicrobial efficacy of 4,2% sodium hypochlorite adjusted to pH 12, 7,5 and 6,5 in infected human root canals,OOOOE, 2009, 197(2):295-8. Nós mesmos, equipe, preconizamos o hipoclorito de sódio 2,5 % pH 9,0, ainda alcalino, portanto pH diferente do normal, encontrado nas prateleiras, entre 12 e 13. Gostaria, se possível, de seu comentário sobre o ponto citado, uma vez que os colegas já colocaram outros dados do caso. Você utiliza de rotina tal pH?
    Obrigado, grande abraço, Carlos Bueno

    ResponderExcluir
  6. Caro Prof. Bueno
    Baseado realmente neste artigo publicado na OOOE, Influencia do pH na efetividade bactericida do NaOCl, no qual os autores, entre eles o Sérgio Kuttler, com quem assistimos um Curso na SL Mandic e que depois encontramos na cidade de Salvador, durante um encontro da Maillefer, concluem que o NaOCl com um pH mais baixo se torna mais eficaz, inclusive contra E. Faecalis. Começamos então, a solicitar nosso hipoclorito com um pH mais baixo (A substância usada em nossa clínica é manipulada e mandamos fazer em pouca quantidade. Alás este artigo foi tema de seminário no nosso Mestrado, na SL Mandic:
    Antimicrobial efficacy of 4.2% sodium hypochlorite adjusted to pH 12, 7.5, and 6.5 in infected human root canals
    Montse Mercade, DDS, PhD,a Fernando Duran-Sindreu, DDS, PhD,Sergio Kuttler DDS, MSc,Miguel Roig, MD, DDS, PhD,a and Nuria Durany, BSc, PhD,Barcelona,Spain; and Fort Lauderdale,Florida
    UNIVERSITAT INTERNACIONAL DE CATALUNYA AND NOVA SOUTHEASTERN UNIVERSITY
    in conclusion, bactericidal activity of 4.2% NaOCl solution is enhanced by weakacidification of NaOCl solution to 6.5 pH.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu professor!!! Espero q na nossa especialização apareçam casos como esse p gente ter oportunidade de aprender ainda mais c vc.
    Abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a força, Fernanda.
    Comece a se preparar, pois em janeiro, se Deus permitir, começaremos a Especialização. Tenho orgulho de ter vc comigo. Continue estudando e se aprimorando, como sempre fez. Tenho um orgulho muito grande em ter vc como aluna e amiga.
    Tio Braitt

    ResponderExcluir

Comentários