Comparison of 2.5% Sodium Hypochlorite and 2% Chlorhexidine Gel on Oral Bacterial Lipopolysaccharide Reduction from Primarily Infected Root Canals
Brenda P.F.A. Gomes, PhD,* Frederico C. Martinho, DDS,* and Morgana E. Vianna, PhD*†
Este estudo clínico comparou a eficácia no preparo químico/mecânico quando empregada as soluções de NaOCl 2,5% e Clorexidina gel 2% na eliminação de LPS em dentes com necrose pulpar e periodontite apical.
Metodologia:
54 dentes uniradiculares foram selecionados (de pacientes com idade entre 18-62 anos), sem exposição pulpar ao meio bucal, e que radiograficamente sugeriam uma periodontite apical. Estes pacientes não apresentavam nenhuma sintomatologia.
As amostras de coleta foram obtidas antes e depois da instrumentação com auxílio de pontas de papel absorvente. E os dentes foram dividios em 02 grupos:
G1 – o qual utilizou o NaOCl à 2,5% como solução irrigadora
G2 – empregando a Clorexidina 2% como solução irrigadora
Resultado:
A endotoxina (LPS) estava presente em 100% dos espécimes analisados. Antes do preparo químico mecânico o valor médio encontrado do LPS foi de 272 EU/ml para o grupo 1, e 152.46 EU/ml para o G2. Esses valores reduziram para 86 EU/ml no G1 e 85 EU/ml no G2. Dessa maneira, a maior eliminação de unidades de endotoxina por ml foram observados no G1, no qual a solução de NaOCl à 2,5% foi empregada.
Mesmo assim os autores relatam que ambas as soluções irrigadoras não foram eficazes na eliminação da endotoxina LPS de dentes com infecção primária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários