Caso Clínico realizado pela aluna de Especialização Fernanda Piffer Garcia Macedo
Dente 46 foi indicado para tratamento endodôntico porém ao deparar-se com a radiografia inicial (1) foi observado uma perfuração de assoalho. O dente foi aberto e os canais foram encontrados (2 e 3), para que só posteriormente fosse feito o selamento da comunicação. A perfuração envolveu grande extensão do assoalho, então dessa maneira o MTA foi inserido em uma primeira sessão para posteriormente conferir sua presa na sessão seguinte. Sendo assim, sobre o MTA foi inserido Cimento de Ionômero de Vidro e uma camada de resina Composta. O dente foi devidamente instrumentado e obturado (4 e 5). Uma primeira radiografia de controle após 2 meses de tratamento foi feita e um bom reparo é observado na região de furca desse dente (6).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu2P5_Dqbz18AaXWV8lGeZ4zwYnpJMw8AsDTquHod1q_J5y7nh64o_nFI3kk5ggDKOXHQopoyQ0DLjxhVEWbkCO8NiiwS6UInavkzur7X_pETNB-w6LonzRezW54yHkhwtfoyz_-tXb-E/s400/per1.jpg)
Olá amigos,
ResponderExcluirEm que pese a extensão da perfuração, o caso mostra uma sequência favorável, ao menos no tempo em que foi proservado. Sempre lembrando: os casos de perfuração de furca são muito dependentes do selamento coronário, que deve ser realizado imediatamente com resina composta. Fernanda, muito obrigado pela participação!!!!! Att., Carlos Bueno